UNAF e Embaixada do Benin visitam o Câmpus Formosa

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 13h40 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 18h08

A visita teve por objetivo obter informações e colaboração para a implementação de projeto de curso para agricultores.

Na manhã de ontem, o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias, recebeu o diplomata e 1º secretário da Embaixada do Benin no Brasil, Adedodja Eustaque;  juntamente com o reitor da Universidade da Agricultura Familiar e Turismo Sustentável (UNAF), Carlos Henrique Geber Oliveira; o diretor da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares de Formosa e Entorno do Distrito Federal (SINHORES), Marcelo Lima; e o membro da Comunicação Social do SINHORES, Iago Daniel Barbosa.

Segundo o diretor-geral, a intenção é que o Câmpus promova cursos de formação para os agricultores familiares de Formosa e região, fornecendo todo o aporte educacional. A UNAF dará o suporte técnico. Ela foi fundada em uma das reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e com seu total apoio na ideia de implementar as ações na agricultura familiar e turismo sustentável.

Aproveitando a oportunidade, também foram estreitadas as relações entre a Embaixada do Benin e o IFG, abrindo possibilidade de diálogos futuros para intercâmbio entre servidores e alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) e de universidades daquele país. Segundo Marcelo, já existem convenções e acordos internacionais entre a Universidade de Abomey-Calavi, no Benin, e as universidades Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), de intercâmbio para mestrado e doutorado de professores e alunos.

Esta foi a primeira vez que a Embaixada visitou o Instituto Federal. O 1º secretário observou como funciona o câmpus, as suas dependências, e tem interesse em levar para o Benin o sistema de uma rede integrada entre câmpus, que trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão, nos moldes dos IF's. “O Instituto Federal acompanha de perto o desenvolvimento da sociedade e está totalmente inserido nela”, afirmou Marcelo, ressaltando o perfil do Instituto.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa