Mesa-redonda

Egressas de TADS relatam experiências durante e após curso

Publicado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 19h56 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 19h24

Relatos mostraram que interesse e dedicação podem ser o diferencial

Ex-alunas apresentam suas experiências na décima Secitec do Câmpus Formosa

Uma das angústias dos alunos egressos é pensar no pós faculdade. “Formei, e agora?”, encontro virtual de egressos do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) organizado pela professora Milene Galvão Bueno, com participação simultânea do intérprete do Câmpus, Lucas Nogueira Xavier, tratou sobre estas e outras questões na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), no canal do Youtube da Secitec IFG - Câmpus Formosa.

O encontro levou aos alunos egressos e aos não egressos as experiências das ex-alunas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Josilene de Sousa Santos Fernandes e Laiane Ricardo de Araújo, ambas cursistas de pós-graduação, quanto às expectativas, objetivos e metas estabelecidas.

Josilene de Sousa Santos Fernandes atualmente cursa pós-graduação em Gestão de TI, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP)/Câmpus Boituva. Ela faz parte de grupos de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). A tecnóloga reconhece que o momento atual é difícil para quem está entrando no mercado de trabalho. “Não é fácil. A gente está num cenário de pandemia. Nem tudo cai no seu colo, você tem que correr atrás”.

Toda experiência vai ser relevante no final, independente do que foi focado ou não”, declarou a egressa Josilene.

Mas ela também lembra que sair da zona de conforto é a melhor alternativa para quem busca um futuro promissor e dá algumas dicas. “Quem está saindo agora do TADS tem que se lembrar de três coisas: você pode trabalhar em empresas privadas, que exigem alguma experiência, é um ambiente com mais pressão; como pesquisador, que precisa experiência em PD&I e exige estudo contínuo; e de forma híbrida, como ter uma bolsa de pesquisa e trabalhar no mercado”, relatou Josilene.

Ter uma boa rede de relacionamentos é outra dica importante. “Mantenha contato com os professores, com todos para descobrir as oportunidades. Converse com pessoas em eventos e em todos os lugares. Esteja aberto”. Para a ex-aluna de TADS, a internet pode ser um excelente recurso, principalmente em momento de pandemia.

Além destas orientações, Josilene também acredita que o trabalho voluntário pode ser um grande diferencial. “Tenha várias experiências antes de sair da faculdade, como voluntariado. Se você já saiu, explore recursos, principalmente a internet, que você pode conhecer pessoas diferentes".

Laiane Ricardo atua como professora substituta do Câmpus Formosa, é pós-graduanda em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação, é membro do projeto Caliandras Digitais e está participando de uma seleção de mestrado no exterior. Ela iniciou a graduação no IFG em 2014, com 17 anos, e se diz satisfeita com as conquistas até o momento. “Para mim foi uma grande vitória, porque eu fui a primeira e até agora a única do meu núcleo familiar a ir para a faculdade”.

A pós-graduanda relatou que a vida acadêmica pode ter um papel importante na decisão do caminho a seguir. “A gente vai se moldando a partir das coisas que a gente faz na faculdade”. Ela participou de monitorias no IFG, em 2015 e 2016; participou voluntariamente e depois de forma remunerada de projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2015 e 2016; e realizou estágio remunerado no IFG enquanto aluna.

Laiane também passou por momentos difíceis durante o curso. “A gente passa por vários perrengues para conseguir chegar aonde a gente quer”. Entretanto, ela contou com o suporte disponibilizado pelo IFG, como o serviço de Psicologia do Câmpus Formosa; horários de atendimento dos professores, aulas extras, provas diferenciadas; e com os auxílios estudantis. A professora também aproveitou as oportunidades que surgiram: visitas técnicas e participações em trabalhos em outras localidades.

A Secitec do Câmpus Formosa se encerra neste sábado, 6 de fevereiro, no período matutino, com o minicurso Genética de Micro-organismos: princípios básicos e aplicações.

Assista à mesa-redonda Formei, e agora?

Acesse aqui para saber mais sobre o evento.

Visite a página do SIMPEEX/Secitec 2020.

Assista às atividades no canal Secitec IFG-Câmpus Formosa, no YouTube.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa