Inclusão

Câmpus Formosa participa da criação da Federação de Pessoas com Deficiência de Goiás

Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 16h48 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 17h25

No evento, diretor-geral do Câmpus Formosa sugere ideias inovadoras para incrementar a contribuição do IFG para a luta das pessoas com necessidades específicas

Na foto, presidente da Fedeg, Suellen Fernandes; diretor-geral do IFG/Câmpus Formosa, Thiago Gonçalves Dias; vereadora Simone Ribeiro; presidente de honra da Fedeg, Maria de Deus; estudante do IFG, Mário; e presidente da Associação dos Deficientes de Formosa, Geraldino Ferreira do Prado

Comprometido com a inclusão, o diretor-geral do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Thiago Gonçalves Dias, representando a instituição, participou da Assembleia Geral Ordinária para a criação da Federação de Pessoas com Deficiência de Goiás (Fedeg), na universidade UniCesumar, em Formosa, na tarde do último sábado, 11 de setembro.

Além do diretor-geral do Câmpus, também participaram da solenidade a vereadora de Formosa, Simone Ribeiro; o procurador de Planaltina/DF, Gilson dos Santos; a presidente da Fedeg, Suelen Fernandes Lima; o presidente da Associação de Deficientes de Formosa, Geraldino Ferreira do Prado; a presidente de honra da Fedeg, Maria de Deus, dentre outros. Em sua fala, o diretor pôs à disposição o IFG/Câmpus Formosa como colaborador nas ações da entidade.

Em sua fala, o professor Thiago mencionou as dificuldades enfrentadas para proporcionar a inclusão dentro do Câmpus, mas informou que o Câmpus dispõe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), voltado para o atendimento desse público dentro do IFG.

Além disso, o diretor externou a possibilidade de duas realizações futuras. A primeira seria a possibilidade de aquisição do primeiro ônibus totalmente adaptado para cadeirantes, ainda no próximo ano, em parceria com a organização sem fins lucrativos Instituto Brasileiros Amigos da Vida (Ibav). A segunda seria levar cursos de extensão a PNEs por meio de ônibus equipado com computadores.

De acordo com o professor Thiago, as ideias são possíveis de serem realizadas, já que “o IFG tem como uma das principais políticas educacionais ofertar educação pública de qualidade a toda comunidade, da forma mais abrangente e estratégica possível. Assim, a instituição visa sempre abarcar todos os públicos que demandam formação”. De acordo com ele, a inclusão, em seu sentido mais amplo, “é um objetivo institucional, porque ela significa abraçar todas as diversidades”.

Para o gestor, a educação inclusiva gera a independência do cidadão. “Ela tem base em preceitos históricos de luta pelos direitos de todos os cidadãos de poderem se emancipar e viver com dignidade em sociedade, independente daquilo que os diferem”, disse. O gestor sugeriu reuniões futuras entre a Fedeg e o IFG para discutir possibilidades de ações conjuntas e novas parcerias.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa