Câmpus Formosa bate recorde em submissões de ações de extensão

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 17h30 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 19h51

Em 2017 foram submetidas 5 ações; em 2018, 1; em 2019, 4; e 2 ações em 2021

Câmpus Formosa é um dos câmpus com mais propostas neste ano

Foi divulgado ontem, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o resultado do Edital Nº 2/2022, sobre a submissão de projetos de extensão para 2022. O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) teve 11 projetos submetidos e um proposto em parceria entre diversos câmpus, sendo um dos câmpus com maior quantidade de proposições.

Em 2017, ano em que tiveram início os editais de apoio financeiro para ações de extensão no IFG, o Câmpus havia submetido 5 ações, o máximo alcançado até agora. Este ano, as submissões mais que duplicaram, demonstrando a disposição e engajamento dos servidores para levar conhecimento e formação à comunidade formosense. “Esperamos contribuir com o combate às desigualdades, valorização dos saberes socialmente adquiridos e promover a inclusão social”, declarou o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Bruno Quirino Leal.

Bruno explicou que “a participação de todos é muito importante para contribuir com a interação dialógica e produção de conhecimento mútuo entre o IFG e a comunidade externa”. O gerente também reconhece que promover atividades para a comunidade “ampara a sociedade civil organizada e colabora com o mundo do trabalho e com os processos produtivos”.

Submissão

As ações levaram em conta temáticas como tecnologia, ciência, inclusão de minorias, agroecologia, cidadania e empreendedorismo. As propostas obrigatoriamente devem prever a participação de alunos na equipe executora e possibilitam a participação de egressos e colaboradores externos. O resultado preliminar será divulgado em 23 de maio e o final, em 3 de junho. Os possíveis não contemplados terão a chance de submeter o projeto ao edital complementar do Câmpus, que ainda será lançado, com recursos financeiros da ordem de R$ 16 mil reais.

TÍTULO

PROPONENTE

RESUMO

Convenção POP IFG

Gustavo Antonio Teixeira Chaves

Impulsionar o desenvolvimento cultural local, relacionado à Cultura Pop, ou seja, eventos do tipo Geek, Nerd, Otaku, Kpoper e Steam

Lidera Jovem

Bruno Quirino Leal

Curso de extensão que visa despertar jovens de 14 a 29 anos para desenvolver seu potencial de liderança integral.

Curso de Clarineta: expressão da criatividade por meio de práticas de ensino e aprendizagens musicais

Rosa Barros Tossini

Promover a expressão da criatividade sonoro/musical, voltado para a iniciação da clarineta, por meio da aquisição de conhecimentos técnicos, interpretativos e criativos da clarineta

Oficinas (Zoologia e PCR) na Secitec

Haissa Melo de Lima Gunther

Realização de oficinas na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) é um evento anual do IFG Câmpus Formosa.

Conhecendo o IFG 2022 – Descobrindo Novos Horizontes

Karen Cristina Costa do Nascimento

Ação anual do Câmpus Formosa com o intuito de levar escolas do município e região a visitarem a instituição.

Socioeducação Empreendedora

Diego Alves Rodrigues

Proposta de um modelo de educação empreendedora para o CASE de Formosa ofertada pelo Instituto Federal de Tecnologia de Goiás e com apoio da Universidade de Brasília. Possibilita inovar a educação dos jovens, incluindo os pressupostos da educação empreendedora com práticas pedagógicas inovadoras.

Caliandras Digitais

Uyara Ferreira Silva

Promover maior representatividade feminina, inspirando meninas do Centro de Ensino em Período Integral Professora Izabel Christina de Sousa  Ortiza a se interessarem pela área de computação, por meio de aulas de computação ministradas por bolsistas do projeto Caliandras Digitais.

Ciência Feita Aqui – um podcast de ciência do IFG

Daniel Ordine Vieira Lopes

Dar continuidade à produção do podcast no formato de entrevistas em que serão apresentadas as pesquisas realizadas por pesquisadores do IFG e tornar o papel do cientista mais familiar para a comunidade.

Cientistas Formosas

Adriana Martini Martins

Promover atividades acadêmicas, artísticas e culturais com meninas estudantes de 3 escolas públicas de Formosa, a partir das séries finais do Ensino Fundamental.

Inclusão Sociodigital

Thiago Gonçalves Dias

Tem a finalidade de incluir digitalmente a comunidade formosense mais vulnerável socialmente, através da criação de laboratórios de informática no Câmpus Formosa, instalação do datacenter com GPU e da montagem de um ônibus itinerante tecnológico, em parceira com o IBAV.

Movimentos sociais, educação do campo e agroecologia: o IFG e sua contribuição científica para o desenvolvimento dos camponeses em assentamentos e acampamentos do município de Formosa.

Anderson dos Anjos Pena de Carvalho

Programa de Extensão que tem por objetivo realizar pesquisas, práticas formativas (cursos) e experiências de socialização de conhecimentos sobre agroecologia e educação do campo junto a camponeses assentados e acampados no município de Formosa

Curso de Doula

Ação submetida pelo Câmpus Águas Lindas, mas proposta conjuntamente entre os câmpus do Entorno

Oportunizar a qualificação de mulheres residentes em municípios com alto índice de vulnerabilidade, que sejam maiores de 18 anos  e possuam o ensino fundamental incompleto.

Acesse aqui a lista completa de inscrições homologadas e veja também a equipe executora.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa