VESTIBULAR ENEM 2017/2

IFG abre inscrições para Vestibular Enem para cursos superiores

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 11h13 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 14h32

Nesta seleção, a Instituição oferta 288 vagas para cursos superiores em seis câmpus

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para vagas em cursos superiores de bacharelado e licenciatura em seis câmpus da Instituição, localizados na capital e no interior. As vagas serão preenchidas por meio de uma seleção específica com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para o vestibular Enem devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 18 de junho.

São oferecidas 288 vagas divididas nos câmpus Formosa (Licenciatura em Ciências Sociais); Goiânia (Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Licenciatura em Física, Licenciatura em História e Licenciatura em Letras – Português, Licenciatura em Matemática); Goiânia Oeste (Licenciatura em Pedagogia); Itumbiara (Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química); Luziânia (Licenciatura em Química) e no Câmpus Uruaçu (Licenciatura em Química).
A seleção dos candidatos será feita exclusivamente pela nota do Enem. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação.

Inscrições

Podem se inscrever para a seleção do IFG os estudantes portadores de certificado de conclusão do ensino médio obtido por via regular ou curso equivalente e que participaram do Enem nos anos de 2014, 2015 ou 2016.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00, e o pagamento poderá ser feito até 19 de junho. O boleto bancário para a efetivação do pagamento da taxa de inscrição deverá ser emitido no ato da inscrição no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem ou impresso posteriormente no mesmo endereço.

No ato da inscrição é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo o de pais ou responsáveis), porque é por esse número que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.
Ao se inscrever, o candidato deverá também informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Além disso, deverá informar o ano, referente à realização do Enem, que será utilizado para sua pontuação (se 2014, 2015 ou 2016).
Para a classificação dos candidatos, serão somadas as notas obtidas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2014, 2015 ou 2016 (conforme o ano informado previamente pelo candidato na inscrição).

Ações afirmativas
Estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas têm direito à isenção da taxa de inscrição, de acordo com as políticas de ações afirmativas do IFG. Para tanto, o candidato deverá obedecer ao período de solicitação de isenção, que vai desta quinta-feira, 25 de maio, a 2 de junho.
Para tanto, o candidato deverá fazer a inscrição normalmente e entregar, em envelope lacrado, cópia do histórico escolar, autenticada ou acompanhada do original para autenticação, juntamente com a cópia do boleto bancário sem o pagamento no Setor de Protocolo do câmpus para o qual se inscreveu destinando ao Centro de Seleção ou Coordenação/Gerência de Administração Acadêmica e de Apoio ao Ensino do mesmo câmpus, até 2 de junho, das 9 às 21 horas. No dia 7 de junho, será divulgada a lista dos candidatos isentos da taxa de inscrição no site do Centro de Seleção do IFG.
Além disso, os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas podem se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas). Podem concorrer às vagas estudantes de escola pública que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Resultado
No dia 7 de julho serão publicados o resultado e o boletim preliminares do processo seletivo. Os candidatos interessados poderão interpor recursos no dia 10 de julho. Segundo o cronograma do edital, o resultado final será publicado no dia 14 de julho. Os estudantes classificados em primeira chamada deverão realizar a matrícula entre os dias 17 a 20 de julho.

Confira o edital da seleção pelo Enem.
Faça aqui sua inscrição.

Consulte o cronograma do Vestibular Enem 2017/2.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.