Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Maratona do projeto Conhecendo o IFG recebe mais de 20 escolas que visitaram o Câmpus Goiânia

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 11h53 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 12h53

Com o intensivão do projeto, ampliou-se a divulgação da seleção para os cursos técnicos integrados

Estudantes da Escola Governador Joaquim Sobrosa participaram da maratona do projeto Conhecendo o IFG no dia 13 de setembro.
Estudantes da Escola Governador Joaquim Sobrosa participaram da maratona do projeto Conhecendo o IFG no dia 13 de setembro.

Após a maratona do projeto, que teve por objetivo ampliar a divulgação sobre o Câmpus Goiânia e principalmente sobre o processo seletivo 2019/1 para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o projeto de extensão Conhecendo o IFG registrou a visita de 22 escolas ao Câmpus Goiânia. Com o intensivão do projeto, realizado entre o final do mês de agosto e início de outubro, o câmpus recebeu 1.083 estudantes visitantes.

Durante a maratona do Conhecendo o IFG, que foi realizada no final de agosto a início de outubro, participaram 1.083 estudantes de escolas visitantes. Do início do ano até agora,  foram 1.209 estudantes que participaram do projeto. Veja aqui as fotos das visitas

 

O projeto Conhecendo o IFG é articulado pela gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e mais a coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia. Por meio dele, são recebidos estudantes e professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Goiânia e mais faculdades, para divulgar as oportunidades oferecidas pelo IFG, especialmente pelo Câmpus Goiânia.

Na maratona do projeto Conhecendo o IFG, foi possível intensificar as visitas de escolas de ensino fundamental ao Câmpus Goiânia, de forma a aproveitar o processo seletivo dos cursos técnicos integrados, cujas inscrições estiveram abertas de 1º de agosto a 30 de setembro. Ao todo, só na maratona, que iniciou no final de agosto e terminou no dia 1º de outubro, foram 22 escolas que visitaram o Câmpus Goiânia, sendo 9 municipais, 8 estaduais, 3 escolas conveniadas/particulares e 2 cursinhos. Desde o início do ano até agora, participaram do projeto, ao todo, 23 escolas e mais duas visitas de turmas da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), totalizando 1.209 estudantes que participaram do projeto até o momento.

Para a coordenadora de Eventos do Câmpus Goiânia e professora, Gleice Alves de Sousa, o projeto é importante para que estudantes e professores de outras instituições de ensino saibam mais sobre a Instituição. “Queremos com o projeto apresentar para a sociedade as oportunidades de ensino que o IFG oferece. Ensino gratuito, de qualidade, a pesquisa, o ensino e a extensão. É muito triste perguntar numa plateia de 82 alunos se eles conheciam o IFG e somente seis levantarem a mão e ainda somente quatro tiverem feito a inscrição no processo seletivo. Ao mesmo tempo, é muito gratificante perceber o encantamento deles depois da palestra e do passeio realizado no projeto. E depois, ver que todos levantam a mão quando perguntamos se querem estudar aqui”, afirma a coordenadora Gleice de Sousa.

No projeto Conhecendo o IFG, além das informações sobre os cursos, a história da Instituição é enfatizada junto aos jovens estudantes, que, em sua maioria, desconhecem essa trajetória, como conta a professora Gleice. “Durante a nossa palestra, falamos sobre o histórico da instituição desde 1909, a mudança da capital de Goiás, Escola Técnica de Goiânia, Escola Técnica Federal de Goiás, CEFET e IFG. Os alunos não fazem ideia do que estamos falando, esses nomes não têm relação com eles, pois nem tinham nascido. Esses meninos têm idade média de 15 e 16 anos, e não faz parte da história deles a conhecida Escola Técnica. Temos que trabalhar muito com divulgação do IFG com várias ações e, uma delas, a mais importante para nós, é o Projeto Conhecendo o IFG, porque esses alunos vão conhecer o Instituto e poder ingressar no ensino médio. E, se não ingressarem no ensino médio, já conhecem o IFG para buscar um curso subsequente ou superior”.

Mais inscritos no processo seletivo

Além de motivar os estudantes das escolas visitantes para que conheçam a Instituição, os resultados com a maratona do projeto aparecem também nos números de inscrições recebidas nos processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados no Câmpus Goiânia. Na seleção do ano passado, foram 1.486 inscrições. Já na seleção deste ano, foram recebidas mais inscrições, sendo, ao todo, 1.924 inscritos só para os cursos técnicos integrados oferecidos no Câmpus Goiânia.

E não apenas o Câmpus Goiânia é beneficiado com a divulgação promovida pelo projeto, mas o IFG como um todo. “É importante ressaltar que, ao questionar os alunos sobre para qual câmpus eles fizeram ou fariam a inscrição, muitos apresentaram interesse em estudar em outros câmpus, como Inhumas, Aparecida de Goiânia e Goiânia Oeste, tanto pela proximidade de suas casas quanto pelo curso que eles escolheram”, conta Gleice.


Impacto positivo

Estudantes e professoras da Escola Municipal João Braz, que participaram da maratona do projeto Conhecendo o IFG no dia 26 de setembro.
Estudantes e professoras da Escola Municipal João Braz, que participaram da maratona do projeto Conhecendo o IFG no dia 26 de setembro.

 

A professora Giovana Costa trouxe sua turma de 60 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Municipal João Braz, localizada no bairro São Judas Tadeu, em Goiânia, para participar do projeto durante a programação da maratona do Conhecendo o IFG, no dia 26 de setembro. A turma esteve acompanhada também da professora Ana Paula Aguiar. A escola realiza um preparatório, durante as aulas, para que os alunos ingressem nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. Segundo ela, a visita foi muito importante.

“Nós, professores e alunos que tivemos o prazer de visitar o câmpus, ficamos maravilhados com a visita. Foi superinstrutiva. Os alunos receberam informações, que nós, professores, não sabíamos também. Eles conheceram a dimensão do câmpus, tanto em tamanho quanto em relação à qualidade dos cursos. Conseguiram compreender o nosso empenho, como professores, em estar insistindo e incentivando o projeto nas turmas dos 8º e 9º anos. Eles agora têm uma visão diferenciada e um incentivo a mais para acompanhar o preparatório e fazer a prova. Obrigada a todos que nos receberam tão bem. É um incentivo grandioso, precisamos disseminar isso entre os alunos”, disse a professora Giovana Costa.

Para a aluna Emilly Rocha, da Escola Municipal João Braz, o passeio pelo câmpus foi encantador. “A gente realizou a visita ao IFG, que é muito interessante. O Câmpus Goiânia é enorme. Uma coisa que eu me interessei muito foram os laboratórios, a biblioteca é uma maravilha. Outra coisa que eu também me interessei é que aqui tem muito lugar de lazer. Esse lugar é uma maravilha, estou praticamento sonhando em estudar aqui”.

Edições especiais

No final desse ano, o projeto Conhecendo o IFG tem edições especiais que estão integradas na programação da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Câmpus Goiânia, que será realizada de 24 a 27 de outubro, no câmpus. Nos dias 25 e 26, haverá a participação de três escolas já agendadas para o projeto Conhecendo o IFG durante a Secitec. O foco dessas visitas são alunos dos 3º anos do ensino médio, para que tenham informações sobre os cursos superiores, os quais estão com inscrições abertas para ingressantes por meio do Vestibular 2019/1 do IFG.

Para as próximas ações do projeto, a professora Gleice de Sousa vislumbra realizar uma edição do Conhecendo o IFG voltada somente a professores de instituições de ensino. “Percebemos que é muito importante que os professores dessas escolas conheçam o Instituto, porque são eles que incentivam os alunos a fazer o ensino médio conosco. São eles que oferecem, no contraturno, reforço para quem quer entrar no IFG, usando as provas anteriores e dando aulas extras para os alunos que têm interesse nos cursos técnicos.” A professora Gleice diz ainda que há a intenção de realizar o projeto Conhecendo o IFG Itinerante, no qual a equipe do projeto vai até a escola interessada para realizar uma palestra e apresentar a Instituição.

Coordenadora de Eventos e professora, Gleice Alves de Sousa, coordena atualmente o projeto Conhecendo o IFG no Câmpus Goiânia.
Coordenadora de Eventos e professora, Gleice Alves de Sousa, coordena atualmente o projeto Conhecendo o IFG no Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página