Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
FORMATURA

Cerimônia de Colação de Grau reúne mais de 90 formandos do Câmpus Goiânia 

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 14h17 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 10h22

Solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás

Formandos de 15 cursos superiores do IFG - Câmpus Goiânia participaram da cerimônia de Colação de Grau 2018
Formandos de 15 cursos superiores do IFG - Câmpus Goiânia participaram da cerimônia de Colação de Grau 2018

Falta pouco mais de uma semana para 2018 terminar e a sensação é de dever cumprido para os 92 formandos do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia. Na noite desta quarta-feira, 19 de dezembro, eles encerraram um ciclo de bastante aprendizado e crescimento na instituição e, agora, estão prontos para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho ou, se preferirem, continuar no mundo acadêmico.

Participaram da cerimônia, realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da UFG, formandos de 15 cursos superiores ofertados pelo IFG - Câmpus Goiânia, como: tecnológicos em Hotelaria, Gestão de Turismo, Química Agroindustrial, Construção de Edifícios, Estradas, Geoprocessamento, Agrimensura, Transporte Terrestre; bacharelados em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica; e as Licenciaturas em História, Música, Matemática.

Formandos posam para foto junto com professores da mesa diretiva da cerimônia

Beatriz Batulevicius, formanda do Bacharelado em Engenharia Mecânica, se despede do IFG já com destino certo. Agora engenheira, ela termina a graduação empregada na área de Hidráulica. Ela acredita que as possibilidades oferecidas pela Instituição, como a participação em um projeto de robótica logo no primeiro período do curso, facilitaram a construção dessa nova trajetória no mercado de trabalho. “Tive oportunidades incríveis e professores que me ampararam para isso. Devo agradecer muito ao professor doutor Ildeu Siqueira, porque eu ainda estava no primeiro período e ele me deu um projeto para desenvolver. Isso acarretou boas oportunidades para minha vida. Fiz dois estágios em multinacionais e hoje estou empregada”.

Quem também termina esse ciclo de aprendizagem com muita gratidão são Renata Marli de Sousa e Mariana de Sousa, do curso superior em Tecnologia em Hotelaria. Elas fazem parte da última turma do curso, que foi extinto pelo Ministério da Educação, que se tornou o atual Bacharelado em Turismo. “ Sabe quando você chega e tem portas fechadas? E você fala ‘que caminho vou seguir?’. Mas de repente a porta se abre e você vê seu sonho acontecendo. Na minha vida o Instituto foi isso”, afirma Mariana. “Ele (IFG) abre esses leques, te dá oportunidade, os professores (e servidores), como a Cristina (Maria Cristina Hidalgo, da Coordenação de Assistência Estudantil), ajudaram bastante”, completa Renata.

Luiz Marcos, Kamilla Pereira, Mariana de Souza, Elis Regina e Renata Marli de Sousa, formandos do curso superior em Tecnologia em Hotelaria
Luiz Marcos, Kamilla Pereira, Mariana de Souza, Elis Regina e Renata Marli de Sousa, formandos do curso superior em Tecnologia em Hotelaria

 

O professor e gerente de Administração e Manutenção do Câmpus Goiânia, Douglas Pereira da Silva Pitaluga, no ato representando a diretora-geral da unidade, Maria de Lourdes Magalhães, cumprimentou os formandos e enfatizou a tradição do IFG na formação pessoal e profissional de seus alunos. “Vocês terão orgulho de dizer para o mercado e para a sociedade que se formaram no IFG, pois eu tenho orgulho de dizer que estudei aqui, haja vista que esta instituição é respeitada pela sociedade desde a época de Escola Técnica até os dias atuais. Assim, mantemos nosso legado, de geração em geração, cada vez mais fortes”.

Em seu discurso, a diretora-executiva do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, na ocasião substituindo o reitor Jerônimo Rodrigues, frisou o privilégio dos formandos de, agora, pertencerem aos 14% da população brasileira que possui curso superior. “Apesar de pequeno esse percentual, ele subiu nos últimos 10 anos em 40% e esse aumento é consequência de um processo de interiorização das instituições de ensino, sobretudo pela criação dos Institutos Federais. Integramos a Rede Federal de Educação e o IFG está em 13 municípios do estado, com 14 câmpus”.

Beatriz, ao lado dos pais, comemora a oportunidade de ter feito uma graduação no IFG e já sair com uma colocação no mercado de trabalho
Beatriz, ao lado dos pais, comemora a oportunidade de ter feito uma graduação no IFG e já sair com uma colocação no mercado de trabalho

 

Adriana lembrou também a trajetória da Instituição, que possui 10 anos de Instituto Federal e 109 anos de educação profissional. Na cerimônia, ela convidou formandos, familiares e amigos a continuarem defendendo os Institutos Federais e a democratização da educação que eles proporcionam. “Convido vocês para que lutem pela preservação das instituições públicas, de suas autonomias, não podemos nos intimidar. O momento é de nos unirmos na defesa das nossas instituições, que sempre lhes quiseram bem”, concluiu.

Cerimônia

A solenidade de Colação de Grau do IFG – Câmpus Goiânia contou com a presença dos chefes de departamentos de áreas acadêmicas, professora Fabiane Costa Oliveira (departamento I), Alessandra Rodrigues Duarte (departamento II), Fábio Campos Macedo (departamento III) e Vinícius Carvalhaes (departamento IV), além da reitora substituta, Adriana dos Reis, do coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, João Batista Cortes, e do diretor-geral substituto do Câmpus Goiânia, professor Douglas Pereira da Silva Pitaluga. Estiveram presentes também o professor Leonardo Raváglia, coordenador das áreas de Turismo e Hospitalidade, e o coordenador do curso de Licenciatura em História, Rafael Borges.

Diego Pereira proferiu discurso em nome das turmas
Diego Pereira proferiu discurso em nome das turmas

 

Receberam a outorga de grau em nome das turmas os formandos Josenita Albuquerque de Sousa, do curso superior em Tecnologia em Transporte Terrestre, e Alfredo Coelho Mendonça, do curso superior em Tecnologia em Geoprocessamento. O juramento foi prestado pela formanda Jordânia Pereira da Silva Gomes e Diego Santiago Pereira proferiu seu discurso em nome das turmas, ambos são formandos da Licenciatura em História.

Confira mais imagens da cerimônia.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

 

Fim do conteúdo da página