Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Acadêmico

Início do ano letivo é marcado pelo ingresso de novos alunos e volta às aulas para os veteranos

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 13h04 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 17h12

O Câmpus Goiânia ficou movimentado na manhã de hoje, 11, nesse primeiro dia de aula

As aulas do ano letivo de 2019 no Câmpus Goiânia do IFG começaram na manhã desta segunda-feira, 11.
As aulas do ano letivo de 2019 no Câmpus Goiânia do IFG começaram na manhã desta segunda-feira, 11.

Na manhã desta segunda-feira, dia 11, teve início o ano letivo de 2019 no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O primeiro dia letivo começou com atividades de recepção aos alunos ingressantes e volta às aulas para os veteranos dos cursos técnicos e superiores.

Logo cedo, antes das 7 horas, a Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia já estava na portaria de entrada de alunos dando às boas-vindas aos estudantes do câmpus, especialmente aos novatos. As coordenações de cursos e as coordenações de apoio pedagógico ao discente também realizaram atividades de recepção aos estudantes ingressantes em diversos locais no Câmpus Goiânia.

Reencontros das turmas, rever os colegas e professores, novos rostinhos na área, estudantes acompanhados dos pais, alunos novatos procurando se localizar no câmpus, toda essa agitação foi vista nessa manhã de início das aulas. O primeiro dia letivo foi também o momento de divulgar a Campanha IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que, dentre as várias ações do projeto, tem como foco também a orientação para o combate ao uso de cigarro no Câmpus Goiânia entre estudantes e servidores.

Aluna novata do técnico em Instrumento Musical, Júlia Dias Rezende, e sua mãe,  Luzinete Rezende.
Aluna novata do técnico em Instrumento Musical, Júlia Dias Rezende, e sua mãe, Luzinete Rezende.

 

Entre as novas carinhas que iniciaram hoje a jornada estudantil no Câmpus Goiânia, está a aluna novata do curso técnico em Instrumento Musical, Júlia Dias Rezende, 15 anos, que compareceu ao primeiro dia de aula acompanhada de sua mãe, Luzinete Rezende. Para Júlia, a escolha pelo curso técnico em Instrumento Musical foi motivada pelo amor que tem por Música. Ela toca trompete há 3 anos e tem as melhores expectativas em relação aos seus estudos no Câmpus Goiânia do IFG. A mãe de Júlia, a senhora Luzinete Rezende, enxerga os estudos de sua filha no IFG como uma oportunidade. “Eu já conhecia a Instituição. Eu amo este local. Tentei fazer faculdade aqui, ainda não passei, mas vou tentar futuramente. Estou amando estar aqui, estou amando ver a oportunidade que ela está tendo. Uma oportunidade que eu não tive, mas que ela está tendo e isso me deixa muito orgulhosa”.

Aluna novata,  Laura Pereira Araújo, participou do Conhecendo o IFG, passou no processo seletivo e agora vai cursar o técnico integrado em Eletrônica no Câmpus Goiânia.
Aluna novata, Laura Pereira Araújo, participou do projeto Conhecendo o IFG, passou no processo seletivo e agora vai cursar o técnico integrado em Eletrônica no Câmpus Goiânia. Laura esteve acompanhada de sua mãe, Eliane Isabel, no 1º dia de aula.

 

Uma surpresa boa também nesse primeiro dia de aula foi constatar que o projeto de extensão Conhecendo o IFG, no Câmpus Goiânia, que traz alunos de escolas de ensino fundamental para visitar a unidade, está rendendo novos ingressantes. Quem iniciou hoje seus estudos no curso técnico integrado em Eletrônica foi a aluna novata, Laura Pereira Araújo, que participou da edição do projeto no ano passado, quando era estudante da Escola Governador Joaquim Sobrosa. “Assim que eu participei do Conhecendo o IFG, eu vi a palestra, passaram os vídeos do curso, eu gostei mais de Eletrônica. Escolhi o curso, estudei para a prova e consegui passar”. Para a mãe de Laura, a senhora Eliane Isabel, que acompanhou a filha no primeiro dia de aula, revela que a estudante estava muito ansiosa para iniciar os estudos no câmpus.

Além dos cursos técnicos integrados, os cursos superiores do Câmpus Goiânia também recebem novos estudantes. Entre esses novatos, está a estudante Isabella Dutra, 17 anos. Ela, que já era aluna do IFG no curso técnico integrado em Automação Industrial no Câmpus Senador Canedo, vai continuar seus estudos agora no bacharelado em Engenharia de Transportes, ofertado no Câmpus Goiânia. Segundo ela, o interesse pelo curso superior em Transportes surgiu ao receber um material com informações dos cursos do IFG no evento Espaço das Profissões, na UFG. A partir de então, ela pesquisou mais sobre a área. “Vi que é um curso novo, que está surgindo, que o mercado de trabalho está crescendo e eu pensei em apostar”.

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, o início do ano letivo é o momento de se destacar também a importância da presença dos pais no acompanhamento da vida acadêmica de seus filhos. “É extremamente importante que os pais participem da vida acadêmica, que tenha esse canal aberto entre as chefias de departamentos, entre os coordenadores e também com a gestão. A gestão está aberta para recebê-los. Nós precisamos conhecê-los ,e esses pais precisam conhecer a dinâmica do nosso câmpus e dar sugestões também para a gestão”. A diretora ressalta o trabalho das equipes do câmpus no aumento de inscritos nos processos seletivos para os cursos técnicos no ano passado e espera continuar essa atuação conjunta neste ano letivo, com foco também no reforço da divulgação dos cursos superiores ofertados no Câmpus Goiânia, especialmente na seleção por meio do Enem.

Para o ano letivo de 2019, a diretora Maria de Lourdes Magalhães pontua algumas ações relevantes que incidem em toda a comunidade acadêmica, como o recredenciamento institucional. E, especialmente, frisa a necessidade de que os estudantes, tanto os ingressantes quantos os veteranos, preencham o cadastro estudantil, que é feito pela Internet na página do SUAP ( Saiba mais sobre o cadastro estudantil). Segundo ela, o cadastramento de estudantes do Câmpus Goiânia é relevante e impacta na oferta de bolsas no programa de assistência estudantil, sendo imprescindível que todos os alunos do Câmpus Goiânia efetuem o cadastramento estudantil pelo site.

As atividades de recepção aos estudantes do Câmpus Goiânia prosseguem ao longo dessa segunda-feira, nos turnos vespertino e noturno.

Confira o calendário acadêmico 2019 do Câmpus Goiânia

Veja mais fotos do início das aulas na página do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página