EVENTO

Pesquisadores têm até dia 17 para enviar apresentações ao Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 17h01 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2019, 12h16

Propostas devem ser encaminhadas à Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia

Banner de divulgação IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Está aberto até o dia 17 de maio o prazo para que professores orientadores de projetos de pesquisa e líderes de Grupos de Pesquisa cadastrados no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) enviem as propostas de apresentações que farão parte da II Comunicações Científicas dos Grupos de Pesquisa. O evento ocorre concomitantemente com o IX Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia, que será realizado entre os dias 21 e 22 de maio, na Instituição.

As apresentações deverão ser enviadas ao e-mail da Coordenação de Pesquisa e Inovação do câmpus: pesquisa.goiania@ifg.edu.br . Nas propostas, é preciso conter nomes dos membros da equipe envolvida na pesquisa, como bolsistas, voluntários, colaboradores, coorientadores e orientador, conforme modelo disponível na página do evento.

As Comunicações Científicas dos Grupos de Pesquisa serão realizadas no dia 21 de maio, de acordo com a programação disponível no site do Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia.

O evento

O Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia será realizado no câmpus entre os dias 21 e 22 de maio e tem o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica os resultados parciais dos projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes dos cursos de ensino médio e superior da unidade, promovidos pelos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação. Para participar como ouvinte do evento, basta se inscrever gratuitamente, até o dia 22 de maio, na página: http://eventos.ifg.edu.br/seminario-local-ict/

Nesta edição, serão apresentados cerca de 100 trabalhos de diversas áreas do conhecimento, realizados por meio dos programas institucionais de incentivo à pesquisa do IFG, como o PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, inclusive pesquisas produzidas pelos Grupos de Pesquisas ativos da Instituição. Ao todo, serão sete sessões com apresentações dos resultados de pesquisas nos dois dias do evento, que é organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG – Câmpus Goiânia, por meio da Coordenação de Pesquisa e Inovação.

Além das apresentações dos trabalhos, a programação do evento conta com as palestras Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com o diretor de inovação e novos negócios da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis, Pedro Luiz Costa Oliveira; e Perfil profissional e mercado no século XXI, com Luciana Padovez Cualheta, fundadora da Escola de Empreendedorismo Sempreenda.

O evento contará ainda com mesa redonda composta por membros da Enel, da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) e do Comitê de Ética em Pesquisas do IFG, que abordarão os desafios, fomentos e formalizações na Rede Federal na parte da pesquisa e inovação. Haverá também o Encontro de Grupos de Pesquisa e Pesquisadores, momento em que será discutido a formalização, regulamentação e atribuições dos Grupos de Pesquisa, com vistas aos regimentos institucionais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a organização do seminário, a ideia da ação é promover a integração das pessoas e dos saberes, disseminar a pesquisa entre a comunidade acadêmica do IFG e mostrar a importância das parcerias entre pesquisadores e instituições.

Monitoria

Os alunos do Câmpus Goiânia interessados em atuar como monitores no IX Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia podem se inscrever até o dia 13 de maio, pelo link disponibilizado (acesse aqui) na página do evento. Ao todo, são oferecidas 16 vagas para monitores, que receberão certificados de carga horária de horas complementares.

Faça aqui a inscrição para monitorias do IX Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia.

Serviço

IX Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG – Câmpus Goiânia
Data: 21 e 22 de maio
Local: IFG – Câmpus Goiânia
Acesse a programação do evento

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.