EVENTO

I Seminário Nacional de Ética e Política Emancipatória inicia nesta segunda-feira, 27

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 09h04 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 12h57

Inscrições para o evento, que será realizado no Câmpus Goiânia, podem ser feitas até domingo, 26

Na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, será realizado o I Seminário Nacional Ética e Política Emancipatória: o Brasil do Século XXI, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas – Ética e Política Emancipatória (NEPA – EPE) da Instituição. As inscrições para participação como ouvintes e para submissão de trabalhos foram prorrogadas até o dia 26 de maio e podem ser realizadas na página do evento.

O evento iniciará o credenciamento dos inscritos na segunda-feira, 27, a partir das 14 horas, no Saguão do IFG – Câmpus Goiânia. A cerimônia de abertura será às 19 horas, com apresentação musical do professor do câmpus, Felipe Valoz, que fará dupla com o cantor Chico Aafa. Às 20 horas, haverá a conferência Geopolítica e imperialismo na América Latina do século XXI: entre a emancipação e o neocolonialismo, com o Dr. Marcos Tadeu Del Roio, da Universidade Estadual de São Paulo, Câmpus Marília.

Na terça-feira, às 8 horas, será realizada a mesa de debates Golpe de Estado e luta de classes no Brasil do século XXI: possibilidades e alternativas, com Dr. David Maciel, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goias, Dr. Marcos Del Roio (UNESP/Câmpus Marília) e o professor doutor do Câmpus Goiânia do IFG. À tarde, a partir das 14 horas, serão realizados os minicursos A questão agrária no Brasil do século XXI: o agronegócio em Goiás, As vísceras do verbo: literatura e emancipação na periferia capitalista; Militares e militarização na cultura política brasileira; Os sons que ecoam do sul: música e emancipação na periferia capitalista; e a mesa de debate O decênio da crise econômica mundial (2008-2018) e a nova geopolítica: os limites da democracia burguesa.

Na quarta-feira, 29, Dr. Paulo Ribeiro Cunha, da UNESP/Câmpus Marília, a Drª Carolina Campos, da PUC do Rio de Janeiro, e Vivien Ishaq, do Arquivo Nacional de Brasília participam do debate Os ecos e os filhos da ditadura civil-militar (1964-1985): um balanço da Comissão Nacional da Verdade em um cenário de militarização da vida social.

Na quinta-feira, haverá debate sobre a contrarreforma do sistema educacional brasileiro, com Drª Marcilene Pelegrine Gomes e Drª Maria Margaria Machado, ambas da UFG, e com o professor do Câmpus Goiânia do IFG, Marcelo Lira. Para finalizar, a programação, Dr. Gianni Fresu, da Universidade Federal de Uberlândia; Dr. Edmilson Costa, diretor de Pesquisa do Instituto Caio Prado Junior; e Drª Angelita Matos Sousa, da UNESP, câmpus Rio Claro; debatem o Imperialismo e o neocolonialismo no século XXI.

Para mais informações, acesse a página do evento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.