Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Estudantes estrangeiros realizam intercâmbio no Câmpus Goiânia

Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 13h15 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 16h06

Neste segundo semestre, a unidade recebe 5 estudantes intercambistas

Recepção aos novos alunos intercambistas  foi realizada na manhã desta quinta-feira, 8, no Câmpus Goiânia.
Recepção aos novos alunos intercambistas foi realizada na manhã desta quinta-feira, 8, no Câmpus Goiânia.

Quatro estudantes da Itália e um de Hong Kong são os mais novos alunos intercambistas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os discentes foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 8, na sala da diretoria-geral, num encontro que teve por objetivo apresentar o IFG e o Câmpus Goiânia e acolher os alunos de intercâmbio.

Da Itália, as alunas intercambistas são: Zagara Militello (técnico em Instrumento Musical), Rachele Pulvirenti (técnico em Edificações), Sara Sciarra (técnico em Mineração), Gioia Martignon (técnico em Instrumento Musical) e de Hong Kong, o câmpus recebe o aluno Chui Yu Hang (técnico em Eletrônica). Além desses, desde o início do ano, estuda na unidade a aluna intercambista da Tailândia, Pimnapat Supapitakpong, que é chamada pelo apelido de Michele. A estudante tailandesa cursa disciplinas no curso técnico integrado em Instrumento Musical.

Estudantes estrangeiros que estão estudando no Câmpus Goiânia neste segundo semestre de 2019.
Estudantes intercambistas que estão estudando no Câmpus Goiânia neste segundo semestre de 2019.

 

O ingresso de estudantes intercambistas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no câmpus é resultante da parceria entre o IFG e a organização sem fins lucrativos – AFS, que articula a realização de intercâmbios pagos voltados a estudantes de ensino médio e também a professores.

Os estrangeiros foram recebidos pela diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, pelos coordenadores de seus respectivos cursos e também por servidores dos quatro departamentos acadêmicos do câmpus, da coordenação de assistência estudantil, professores e alunos da casa e pelas representantes da AFS COI Centro-Oeste, Fabiana Lopes Rodrigues Seronni e Fernanda Lopes Toni da Silva.

A recepção dos intercambistas foi marcada por uma manhã de trocas de experiências, apresentações, exibição do vídeo institucional do IFG na versão em língua inglesa e também foi realizado um tour com os novos alunos por alguns laboratórios e espaços do Câmpus Goiânia.

Internacionalização

O evento de recepção dos estudantes intercambistas nesta quinta-feira marca o início do desenvolvimento de ações institucionais para a promoção de uma política de internacionalização do IFG, que serão articuladas também localmente pelo representante da coordenação de relações internacionais no Câmpus Goiânia, o servidor Luciano Perilo, que assumiu a função recentemente na unidade.

De acordo com Luciano Perilo, o Câmpus Goiânia há anos recebe estudantes intercambistas, mas agora essa recepção se institucionaliza enquanto uma ação a ser organizada e articulada pela representação local da coordenação de relações internacionais do IFG no âmbito do câmpus.

Luciano destaca que as ações de internacionalização vão além das boas-vindas aos estudantes estrangeiros. “A internacionalização não se limita ao recebimento e ao envio de estudantes no que a gente chama de mobilidade acadêmica internacional de estudantes, mas sim a projetos e toda uma estrutura de acolhimento”.

Segundo Luciano, a recepção aos intercambistas faz parte também das ações da campanha IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, desenvolvida pelo Câmpus Goiânia, que visa receber também alunos estrangeiros na unidade e apresentá-los à comunidade acadêmica, bem como ambientá-los e ampará-los.

 

Veja fotos da recepção aos intercambistas na página do Câmpus Goiânia no Facebook

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

Fim do conteúdo da página