Política

Alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia podem se inscrever no Politizar Goiânia

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 11h43 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 16h07

O projeto selecionará 35 estudantes de 11 escolas que terão a oportunidade de atuar, na simulação, como vereadores na Câmara Municipal

Projeto "Politizar Goiânia" selecionará 35 estudantes de 11 escolas de Goiânia que terão a oportunidade de simular uma atuação enquanto vereadores na Câmara Municipal de Goiânia

Projeto de extensão Politizar Goiânia, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia, seleciona 35 estudantes de ensino médio de 11 instituições de ensino em Goiânia que terão a oportunidade de simular uma atuação enquanto vereadores na Casa Legislativa Municipal. O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) é uma das instituições educacionais participantes do projeto, e os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio interessados em participar dessa experiência podem se inscrever de 16 a 22 de setembro, exclusivamente pelo formulário eletrônico.

Nessa primeira edição do Politizar Goiânia, poderão se inscrever somente alunos regulamente matriculados nas escolas participantes do projeto, de acordo com o edital. Do IFG, podem participar apenas alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia. Na unidade, o projeto Politizar Goiânia é coordenado pelo professor responsável lotado no departamento acadêmico I, José Elias Domingos.

Após a inscrição, a comissão organizadora do projeto aplicará um concurso de redação nas dependências das escolas participantes. Os alunos inscritos deverão elaborar uma dissertação argumentativa, na qual irão discorrer sobre a temática acerca de como melhorar a cidade de Goiânia. O resultado da avaliação das redações será divulgado no dia 1º de novembro.

Os 35 estudantes selecionados, exatamente o número de vereadores atuantes em Goiânia, terão a oportunidade de experimentar o dia a dia de um parlamentar na Câmara Municipal de Goiânia. Na oportunidade, os estudantes vão poder tomar posse, compor comissões temáticas, propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discuti-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participar de audiências públicas.

O projeto Politizar Goiânia será realizado em duas etapas: na 1ª fase ( 12 e 13 de novembro de 2019), será realizado um treinamento composto por rodadas de palestras com temáticas variadas, no qual o estudante passará a compreender o processo legislativo de forma clara e compreensível. E uma 2ª fase (4 a 7 de dezembro de 2019), com a simulação de atividades parlamentares, em que os participantes serão envolvidos no processo de construção direta de leis e no encaminhamento de suas propostas para apreciação dos colegas, proporcionando, assim, a familiarização com os principais debates sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Goiânia e, em última instância, aprimorar o conhecimento da dinâmica das instituições democráticas do Brasil.

Mais informações sobre o projeto Politizar Goiânia estão disponíveis na página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/politizargyn/

Projeto Politizar Goiânia
Público-alvo: Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do IFG.
Prazo de inscrição: 16 a 22 de setembro.
Inscrições exclusivamente pelo formulário eletrônico no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLGGFy-bLAl4nRlxc6oQJA5YFVRe05KvYjO74pm9kk5TYMqQ/viewform
Mais informações na página: https://www.facebook.com/politizargyn/

Cartaz projeto Politizar Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia