Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Alunas do Câmpus Goiânia participam do projeto Mind The Gap e visitam o Google Brasil

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 12h00 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 09h00

As alunas participaram de atividades que visam incentivar o interesse de meninas pela área de Tecnologia da Informação

As alunas do Câmpus Goiânia do IFG: Giovanna Ribeiro Souza, Kênia de Almeida Silva , Bárbara Teles de Matos e Angélica Lucia Almeida  participaram do programa Mind The Gap 2019, da Google Brasil
As alunas do Câmpus Goiânia do IFG: Giovanna Ribeiro Souza, Kenia de Almeida Silva, Bárbara Teles de Matos e Angélica Lucia Almeida participaram do programa Mind The Gap 2019, do Google Brasil

Quatro estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) foram selecionadas no programa Mind The Gap 2019, uma ação do Google Brasil, e visitaram a sede da empresa, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro, com todas as despesas pagas por meio do programa. As alunas Bárbara Teles de Matos (4º ano de Edificações), Angélica Lucia Almeida (3º ano de Edificações), Giovanna Ribeiro Souza (3º ano de Edificações) e Kenia de Almeida Silva ( 2º ano de Telecomunicações) tiveram a oportunidade de participar do programa, que visa estimular o interesse de meninas pelas áreas das Ciências Exatas e da Tecnologia da Informação.

Na edição deste ano do Mind The Gap, além das estudantes do Câmpus Goiânia do IFG, foram selecionadas também alunas de outras instituições de ensino de todo Brasil, sendo escolhidas, pelo programa, quatro discentes do ensino médio representantes de cada um dos estados brasileiros. As alunas do Câmpus Goiânia do IFG foram indicadas e selecionadas pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) da unidade que, além de avaliar aspectos sociais, levou em consideração o rendimento acadêmico das discentes.

Segundo as alunas, a experiência no Mind The Gap foi extremamente proveitosa, pois, além dos conhecimentos obtidos, também foi uma oportunidade de aproximar as quatro estudantes.

A aluna Angélica Lucia Almeida conta que elas assistiram a palestras com profissionais do Google Brasil e especialistas convidados, entre esses, em sua maioria, mulheres que destacaram suas trajetórias pessoais e falaram da importância da tecnologia em suas vidas. A estudante Kenia de Almeida Silva ressaltou que foram palestras inspiradoras, com exemplos de mulheres fortes e que modificaram seus ambientes com determinação.

As participantes visitaram também o Google Brasil e disseram que ficaram impressionadas com incentivo que a empresa concede aos seus funcionários ao oportunizar espaços para a promoção do bem-estar dos profissionais, reconhecendo esse incentivo como importante para a produtividade. No Mind The Gap, as alunas programaram um jogo virtual, ao estilo Flappy Bird, utilizando a plataforma gratuita Scratch.

Para a estudante Bárbara Teles de Matos, a participação no programa foi uma oportunidade de aprender mais sobre o universo da computação, e, especialmente, destacou a facilidade de programar um jogo, sendo que elas podem continuar a atividade de desenvolvimento de games em suas próprias casas. Bárbara disse que, graças à experiência no programa, já pensa em cursar uma carreira em que ela possa agregar os conhecimentos de informática, uma exigência fundamental para as profissões do futuro, aponta a discente.

A aluna Giovanna Ribeiro Souza destacou que o programa atende ao propósito de incentivar o ingresso e a maior presença das meninas na área de Informática. “Exatamente o que o evento mostra é que a gente é capaz. Eu não gostava muito dessa área de Tecnologia. Mas, após o evento, floresceu essa empatia pela área e para programar jogos”, revela Giovanna.

Além do conhecimento e das experiências obtidos no programa, as alunas receberam ainda um kit personalizado do Mind The Gap Brasil. Dentre os brindes, elas ganharam um livro de título: As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo, da autora  Rachel Ignotofsky.

 

As alunas do Câmpus Goiânia do IFG visitaram Google Brasil, em Belo Horizonte (MG), de 30 de outubro a 2 de novembro, junto a outras estudantes do país.
As alunas do Câmpus Goiânia do IFG visitaram o Google Brasil, em Belo Horizonte (MG), de 30 de outubro a 2 de novembro, junto a outras estudantes do país.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

 

 

 

Fim do conteúdo da página