PLANEJAMENTO

Semana Pedagógica do Câmpus Goiânia inicia com debate para a promoção de política para permanência e êxito

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 12h21 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h26

Mesa de abertura do evento contou com a participação da assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense, Heise Aires Arêas

A Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás iniciou na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, discutindo a permanência e êxito dos estudantes e a possibilidade de dialogar, com a comunidade e demais instituições, para a construção de uma política com foco nesse tema. O evento contou com palestra da pedagoga do Instituto Federal Fluminense, Heise Aires Arêas, que contribuiu com o debate, trazendo um panorama sobre os documentos norteadores que tendem mensurar a eficiência e validação das instituições componentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e como isso está relacionado a ações de permanência e êxito dos discentes e retorno à sociedade.

Conforme Heise reforçou, as discussões acerca do documento orientador que auxiliassem as instituições da Rede no cumprimento das metas e objetivos relacionados à permanência e êxito – que teve origem nos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, passando pela Setec/MEC – reduzem a indicadores algo que encontra suas subjetividades no cotidiano dos Institutos Federais. A pedagoga lembrou ainda como esse controle está relacionado à validação quando se pensa na interiorização da Rede Federal e dos investimentos destinados.

Contudo, tais indicadores conseguem revelar e contextualizar a evasão nessas instituições? Essa foi uma das indagações que vieram à tona durante a mesa. Como a palestrante mostrou, taxa são importantes, mas não essenciais para gerar proposições para uma política da permanência. “Nem sempre chegou pra gente com clareza. Não é o aluno que foi embora, é a instituição que vai planejar e se envolver para que ele não vá, para que ele fique”.

Heise trouxe pontos a serem pensados pelas instituições para a construção de uma política de permanência e êxito que passam, principalmente, pelos laços de pertencimento e acolhimento entre estudante e escola

Para Heise, um dos pontos a se refletir é deixar de pensar a permanência como antônimo de evasão. “Dizer porquê o aluno sai não revela nada sobre o aluno que fica”, complementou. Nesse sentido, a pedagoga trouxe alguns pontos que podem ajudar a pensar uma política que garanta a permanência, de qualidade, dos estudantes. Para ela, um dos caminhos está na instituição estreitar os laços com os estudantes, focando principalmente no sentimento de pertencimento e na diversidade.

Dentre os itens elencados pela palestrante estão: reorganizar currículos; organização dos temas dentro da escola; atender a diversidade; diversidade como ponto de partida; significado do papel social da escola, olhando para os egressos, de onde o aluno veio, o mercado de trabalho. “Permanência não é o remédio para a evasão, é uma dinâmica de vida saudável para não adoecer. Como planejar nossas ações? Todos os atores estão envolvidos. Tudo tem que ser pensado. Desde as políticas de acesso, organização de horário, carga horária, a porta de entrada da escola, tudo é fundamental para pensar tudo isso. Passa até pela relação de construção de laços afetivos, acompanhamento, vínculo, encontrar as tribos, investimento, etc. Se sou alguém que sou distanciado, que não faço parte, dificilmente eu permaneço”, explica.

Participante também da mesa de abertura da semana pedagógica do Câmpus Goiânia, a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, concordou com o ponto de vista de Heise e reforçou a necessidade de troca de informações e conhecimentos entre as instituições para se pensar a permanência e evasão. “As políticas de ensino, não apenas elas, devem ser construídas a partir do diálogo, do conflito e do confronto. Elas só encontram materialidade nessa relação. A gente não acredita que políticas, quaisquer que sejam, possam ser pensadas apenas em gabinete. Por isso, a importância de participar de evento como esse”, afirma.

A gerente de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino do Câmpus Goiânia e membro da Comissão Local de Permanência e Êxito, professora Alessandra Rodrigues, também defendeu a discussão sobre o tema, que, segundo ela, foi proposto justamente pela sua relevância educacional. “É um tema que diz respeito à qualidade de ensino, a relação professor-aluno. A ideia é que a gente tenha um plano de trabalho para o segundo semestre tendo a questão da permanência e êxito”, salientou. Na ocasião, Alessandra fez uma apresentação sobre os trabalhos da comissão local de permanência e êxito do Câmpus Goiânia. “O objetivo é mostrar à comunidade e chamar todos a contribuir e auxiliar na execução desse planejamento, tendo em vista alguns diagnósticos e políticas”

Apresentação cultural ficou por conta do professor Écio Duarte

A abertura do evento contou com mais de 220 participantes online na transmissão realizada pelo canal no Youtube IFG Câmpus Goiânia – Eventos. Antes das discussões trazidas pelas docentes da mesa sobre permanência e evasão, a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira deu as boas vindas aos servidores e desejou um semestre produtivo. A apresentação cultural contou com a presença do professor do curso de Engenharia Mecânica da unidade, Écio Duarte, que apresentou três canções que estão no seu álbum intitulado Aos Pares, indicado ao Grammy Latino na categoria artista revelação.

As atividades da Semana de Planejamento Pedagógico seguem até o dia 19, com ações que envolvem docentes e servidores técnico-administrativos. Confira a programação completa.

Assista na íntegra a mesa de abertura do evento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.