Uso da máscara volta a ser facultativo no Câmpus Goiânia

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 10h41 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 20h51

Obrigatoriedade permanece para ambientes destinados aos atendimentos à saúde e no interior dos veículos oficiais

A Diretoria-Geral do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) expediu o Memorando-Circular 54/2022 no qual informa que o uso da máscara de proteção facial volta a ser facultativo nos ambientes do câmpus. O documento tem como base a decisão tomada pelo Comitê Local de Acompanhamento COVID-19 da unidade, após reunião na manhã de quinta-feira, 18 de agosto.

A decisão do Comitê não altera os pontos do Protocolo de Biossegurança do IFG. Continua obrigatório o uso das máscaras nos ambientes de atendimento à saúde e no interior dos veículos oficiais da Instituição, o que inclui, por exemplo, deslocamento nas viagens e visitas técnicas.

O protocolo recomenda também o uso das máscaras para pessoas pertencentes aos grupos de risco (imunossuprimidos, com comorbidades, idosos e gestantes) e pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta, além de advertir sobre os cuidados periódicos com a higiene das mãos (uso de sabão e álcool) e a manutenção do distanciamento físico.

Para determinar a volta do uso facultativo da máscara, o Comitê Local de Acompanhamento COVID-19 considerou a ampla cobertura vacinal em Goiânia, a diminuição da infecção, internações e óbitos nos meses de julho e agosto.

No memorando-circular, a Diretoria-Geral reforça a necessidade da comunidade acadêmica manter-se vigilante, pois a decisão do Comitê pode ser revista caso haja mudança das condições epidemiológicas no município e/ou no câmpus. Por isso, é importante que alunos e servidores completem seus ciclos vacinais e não compareçam ao câmpus caso apresentem sintomas ou suspeita de terem Covid-19. Nestes casos, a orientação é que os servidores comuniquem à sua chefia e os alunos informem aos coordenadores de seus cursos, além de realizarem o teste.

Confira o Memorando-Circular 54-2022 que traz outras orientações.

Acesse o Protocolo de Biossegurança do IFG.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG