Jovem empreendedor

Alunos aprendem empreendedorismo ao encarar desafio do Miniempresa

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 13h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2017, 13h41

Equipe Cangu, composta por estudantes dos cursos técnicos integrados, apostou na versatilidade das necessaires

Estudantes durante feira realizada no shopping Flamboyant

Retalhos de tecido, criatividade e muita pesquisa resultaram na confecção de necessaires, produto trabalhado pela equipe Cangu que participa do programa Miniempresa. Proposto pela Junior Achievemente, em parceria com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG – Câmpus Goiânia, o desafio visa incentivar estudantes a engajarem na ideia de montar uma pequena empresa, exercitando assim conceitos relacionados à economia e gestão de negócios.

O grupo, formado por estudantes dos cursos técnicos do Câmpus Goiânia, tem encontros semanais na sala S-304, local onde eles colocam a mão na massa. O processo de produção conta com a participação de 35 alunos. Entre um corte e outro, eles vão se revesando para que todos tenham contato com todas as etapas de fabricação e comercialização das necessaires.

Segundo Mateus Henrique Silva, um dos coordenadores da Cangu, a equipe despertou a vontade de encarar o desafio do Miniempresa por meio dos estudantes que participaram do projeto nos anos anteriores. “A gente teve contato com os colegas que participaram o ano passado, os da equipe Soneca, e do ano retrasado, da equipe Mochilando. Das pessoas que participam hoje, a maioria já sabia que o projeto acontecia”, conta.

Jornadas de produção são realizadas às quintas-feiras, no IFG - Câmpus Goiânia

Conhecimento e produção

Antes de transformar a ideia em produto, o grupo contou com assessoria de voluntários da Junior Achievemente. De acordo com Matheus, eles foram os responsáveis por passar conhecimento a respeito de finanças, marketing, processo de produção e recursos humanos. A partir daí, os alunos da equipe Cangu realizaram pesquisa de mercado e delimitaram o produto que seria comercializado pela miniempresa.

A necessaire é feita de tecido, com compartimento de plástico e divisão para acomodar itens como maquiagem, medicamento, entre outros. “Nosso produto tem utilidade bem variada. A pessoa que indicou utiliza a necessaire para carregar uma toalha de rosto, pasta e escova de dente. Quando a gente fez, a gente viu que a gama de possibilidades era muito maior”, afirma Matheus.

A ideia da equipe é dar praticidade ao cliente, que pode reunir diversos itens de utilidade em apenas um local e acomodá-los na mochila ou na bolsa. Para Matheus, os diferenciais do produto são as diversas estampas trabalhadas na confecção das necessaires, além do preço acessível de R$ 15.

Todo o material é produzido durante as jornadas realizadas às quintas-feiras, das 18h às 21h30, no IFG – Câmpus Goiânia. Inicialmente, o grupo estimava uma produção de 105 necessaires por semana. Contudo, com o auxílio de uma máquina de corte, eles praticamente triplicaram o volume, chegando a 300 por jornada.

A experiência de lidar diretamente com os desafios de criar e manter uma empresa tem surpreendido positivamente os estudantes. “É muito gratificante você correr atrás daquilo que você procura e conseguir”, afirma Matheus.

Mercado

Além dos aspectos relacionados à produção, os alunos vivenciaram um dia de vendas durante feira realizada no shopping Flamboyant, em Goiânia. Matheus conta que a experiência exigiu bastante desenvoltura do grupo no momento de captar clientes e conseguir fechar negócio. “Agora a gente entende o quanto é ruim você ouvir 'vou dar uma olhadinha, depois eu volto'. Sentimos na pele o que os vendedores passam”, brinca o estudante.

Mesmo com algumas negativas, a Cangu conseguiu um volume significativo de vendas, tendo garantido cliente até do México. “Conseguimos vender para mais de 100 pessoas. Só para essa mexicana, conseguimos vender 10 necessaires. Fora outras pessoas que passavam para conhecer o projeto”, comemora.

Para conhecer os produtos e o trabalho desenvolvido pela equipe Cangu dentro do Miniempresa, basta acessar o facebook do grupo Cangu S.A/E.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia