Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Capacitação

Servidores participam de curso para desenvolver projetos de intervenção no uso de drogas no contexto educacional

Criado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 12h11 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 16h19

O curso será desenvolvido em cinco encontros com servidores, de 4 de agosto a 1º de setembro, nas sextas-feiras no Câmpus Goiânia

Equipe do CAPS ad i Girassol ministrou o curso Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional, no Câmpus Goiânia.
Equipe do CAPS ad i Girassol ministrou o curso Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional, no Câmpus Goiânia.

Quarenta e três servidores iniciaram na manhã desta sexta-feira, 4, o curso de capacitação Manejo do Uso de Drogas no Contexto Educacional. Participaram servidores dos Câmpus Goiânia, Aparecida de Goiânia, Uruaçu e Reitoria. O encontro foi realizado no auditório Djalma Maia, no Câmpus Goiânia do IFG, com a presença da equipe do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas Infanto-juvenil - CAPS ad i Girassol. O curso visa sensibilizar e capacitar os participantes no desenvolvimento de habilidades para intervenções nos casos que envolvam o uso de drogas na instituição.

A oferta da capacitação surgiu a partir de uma demanda antiga dos próprios servidores docentes e técnico-administrativos do Câmpus Goiânia que lidam com casos de uso de drogas lícitas e ilícitas na instituição. A partir dessa necessidade, a equipe de psicologia dos departamentos acadêmicos do Câmpus Goiânia e a Coordenação de Assistência ao Servidor articularam a capacitação, graças à parceria entre o IFG - Câmpus Goiânia e o CAPS ad i Girassol da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, por meio do projeto de intervenção sobre drogas no contexto escolar.

No primeiro encontro, os servidores participantes falaram sobre as suas expectativas diante da capacitação durante dinâmica de grupo. O curso iniciou com apresentações sobre a temática adolescência e protagonismo juvenil , ministradas pela equipe do CAPS ad i Girassol, com participação das psicólogas Alline Furtado, Ivana Peixoto, a musicoterapeuta Sheila Cunha e assistente social Tereza Araújo.

A capacitação será desenvolvida em cinco encontros, que serão realizados nas sextas-feiras, das 8 às 12 horas, até o dia 1º de setembro, no auditório Djalma Maia, no Câmpus Goiânia. A carga horária do curso é de 20 horas e serão emitidos certificados aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença nas atividades.

Trabalho conjunto

A coordenadora do CAPS ad i Girassol da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Sheila Cunha, esclareceu que o trabalho de capacitar os servidores é a primeira experiência do CAPS no IFG. Segundo ela, esse trabalho é muito importante, porque normalmente as ações desenvolvidas são realizadas pontualmente nas escolas,  já a capacitação colaborará para que os servidores e a equipe do CAPS possam construir em conjunto propostas de intervenção no uso de drogas no IFG. “Vamos trazer ferramentas para que os próprios servidores possam enfrentar essas experiências, a partir da realidade da instituição”, esclarece Sheila.

Nos próximos encontros, serão discutidos temas, como: Política sobre drogas, legislação atual e rede de atendimento no município e no Estado, no dia 11; As Drogas e a conseqüência do uso para a vida incluindo os aspectos neurocomportamentais do uso e a necessidade do treinamento de habilidades sociais, no dia 18; A Família, a identificação do uso e os fatores de risco e de proteção, no dia 25; e Como abordar o uso de drogas na escola e encaminhar para o tratamento, a redução de danos como uma possibilidade no caso do abuso de drogas e a singularidade no uso das drogas, no dia 1/9.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página