Curso preparatório do Colégio Planeta participa do Conhecendo o IFG

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 17h32 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h22

Estudantes encerraram as atividades do projeto neste ano no Câmpus Goiânia

Estudantes puderam conhecer um pouco da dinâmica do curso técnico em Mineração, com o professor Miguel Peralta

Estudantes do curso preparatório para Instituto Federal Goiás do Colégio Planeta participaram nesta quinta-feira, 9, da última edição de 2017 do projeto Conhecendo o IFG, no Câmpus Goiânia. Eles puderam conferir de perto a estrutura física da Instituição e ficaram por dentro dos programas e projetos desenvolvidos pela Instituição.

A turma foi acompanhada pelo servidor da Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Câmpus Goiânia, Fernando Messias, que ministrou palestra sobre os cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo câmpus. Os alunos ficaram sabendo ainda dos programas oferecidos aos discentes da Instituição, como a Assistência Estudantil, e das formas de ingresso na Instituição – que ocorre por meio de processo seletivo.

Como o grupo já está no preparatório para a seleção aos cursos técnicos integrados do IFG, todos já estão inscritos para as provas que serão realizadas no próximo dia 19 de novembro. Giuliana Virgínea de Sousa vai tentar uma vaga no curso técnico em Edificações. Ela ficou sabendo sobre o IFG por meio do pai e da tia, que estudaram Mineração no Instituto.

Segundo a estudante, o que mais despertou sua atenção no IFG foi a forma diferenciada de encarar o ensino médio, já que é possível ver disciplinas padrões da grade curricular – como Português, Matemática, Geografia – junto às do curso técnico.

Fernanda (à esquerda) vai tentar uma vaga em Eletrotécnica e Giuliana é uma das candidatas ao curso técnico em Edificações

Quem também optou por um dos cursos por incentivo dos pais foi a aluna Fernanda Gonçalves de Freitas Rodrigues. Ela, que está inscrita para a seleção do curso técnico em Eletrotécnica, ficou deslumbrada com a estrutura do Câmpus Goiânia, principalmente com os Laboratórios de Eletrônica e Eletrotécnica.

Os estudantes também conheceram parte do Laboratório de Mineração e assistiram uma breve demonstração sobre as rochas pesquisadas pelos estudantes do curso, realizada pelo professor Miguel Genaro Peralta, do Departamento de Áreas Acadêmicas II. Em seguida, partiram para a Biblioteca do Câmpus Goiânia e visitaram também a estrutura do Teatro.

Confira mais imagens da visita no nosso Facebook

Projeto

O projeto Conhecendo o IFG tem o objetivo de abrir as portas do IFG – Câmpus Goiânia para estudantes de escolas de ensino fundamental, principalmente instituições de ensino da rede pública. A ideia é mostrar os cursos, que são gratuitos, e possibilidades ofertados pelo IFG.

A ação é da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Goiânia. Somente no ano de 2017, o projeto recebeu cerca de 490 alunos de 14 instituições.

Diretores e professores das escolas de Goiânia que se interessarem em trazer suas turmas para conhecerem o IFG, bastam entrar em contato com a Gepex, pelo telefone 62 3227-2884 e solicitar agendamento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.