Extensão

Estudantes da Licenciatura em Física recebem alunos do Colégio Estadual Murilo Braga

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 11h34 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 19h21

Os visitantes foram recebidos por alunos do câmpus que participam da iniciação à docência e conferiram vários experimentos nos laboratórios

Ao todo, 57 alunos das turmas de 3º ano do Colégio Estadual Murilo Braga participaram de aulas demonstrativas com experiências diversas sobre conteúdo da área de Física.

Na manhã desta sexta-feira, 17, alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Murilo Braga, localizado no setor Vila Nova em Goiânia, visitaram o Câmpus Goiânia do IFG, durante atividade promovida por estudantes da Licenciatura em Física que participam do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os visitantes puderam conferir várias experiências, que aplicaram na prática os conhecimentos teóricos de Física.

Ao todo, 57 alunos do colégio estadual participaram da visita ao câmpus, acompanhados pela professora de Física da rede estadual, Maria Gracinez Lima, e do professor de Matemática, Maycon Alves. Nos Laboratórios de Física, os graduandos na Licenciatura em Física do IFG – Câmpus Goiânia (Thaís Cássia, Kalyne Vasconcelos, Felipe Augusto, Isaac Moreira, Wallace Marcelo, Maytê Moraes,Maicon Campos, Renato Namba, Douglas), todos participantes do Programa de Iniciação à Docência, ministraram aulas com vários experimentos práticos nas áreas de mecânica, eletricidade, óptica e termodinâmica nos laboratórios de Física.

Para o professor do IFG – Câmpus Goiânia do curso de Licenciatura em Física e coordenador da iniciação à docência no curso, Orlei Luiz dos Santos, a atividade de trazer turmas de outras escolas para que os estudantes da licenciatura ministrem aulas é muito importante, porque dá a oportunidade para que os graduandos, desde os primeiros semestres do curso, tenham a oportunidade de vivenciar a docência e suas rotinas.

“A gente considera que é produtivo tanto para o aluno ter a oportunidade de conhecer esses experimentos na área de Física, que, muitas vezes, só são possíveis de serem apresentados aqui, não tendo a possibilidade de levá-los para a escola. E também é o momento de conhecer a Instituição. Ver como o espaço é amplo e as várias oportunidades disponíveis. É uma porta que a gente abre para que alguns desses alunos se interessem em estudar no IFG num curso superior”, enfatizou o professor Orlei.

Entre os visitantes que gostaram da experiência foi o aluno Carlos Eduardo Rodrigues de Araújo, de 17 anos. “Hoje foi bastante legal, ver coisas que a gente está estudando, ver a prática, porque assim a gente tem outro pensamento sobre a Física. Muita gente odeia Física, pensa que é aquela coisa difícil, chata, monótona. E hoje a gente teve uma experiência de brincadeira, a gente riu, se divertiu, conseguiu ficar ‘vidrado’ no assunto. Achei muito interessante.”

Para a aluna Thainá Teodoro, do 3º ano, a vontade de estudar no IFG só aumentou. Ela, que disse já ter participado do processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio há alguns anos, vai tentar conquistar uma vaga no IFG, só que dessa vez no curso técnico subsequente em Eletrotécnica no Câmpus Goiânia e fará a prova da seleção 2018/1 neste domingo, 19. Nos planos da estudante estão ainda fazer um curso superior, seja na Engenharia Mecânica ou na Licenciatura em Física. “Vir aqui, conhecer o IFG, incentiva a gente a tentar estudar aqui”.

Confira mais fotos na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.