Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Abertura do 8º Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica enfatiza a inovação e as produções dos núcleos de pesquisa do IFG

Criado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 13h15 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 10h35

O evento ocorre nos dias 16 e 17 de maio, no IFG -Câmpus Goiânia

Engenheiro Cesar Fonseca Lima ministrou palestra sobre inovação na abertura do VIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG - Câmpus Goiânia.
Engenheiro Cesar Fonseca Lima ministrou palestra sobre inovação na abertura do VIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG - Câmpus Goiânia.

Iniciou na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, o VIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). A abertura contou com palestra do engenheiro convidado, Cesar Fonseca Lima, que falou sobre a importância de pesquisas com inovação, no auditório Demartin Bizerra da Silva.

“O que eu vim falar aqui é sobre uma visão motivacional para os nossos pesquisadores, mostrando que pra  você fazer inovação, é preciso entender e verificar as necessidades da sociedade e passar a inovar em cima de coisas que vão se tornar concretas, como novos produtos, processos que facilitem a vida das pessoas, economizem tempo, energia e assegurem uma melhor qualidade do meio ambiente”, ressaltou o engenheiro mecânico e diretor da IGMetro – Engenharia e Tecnologia, Cesar Fonseca Lima.

Segundo o palestrante, é imprescindível que o pesquisador tenha mente e coração abertos e paixão pelo que faz. Para inovar, a dica é mergulhar no que já existe e foi criado, buscar conhecimentos e realizar inovações. “É a inovação básica, na qual escolas, assim como esse câmpus que tem mais de 100 anos, possam fomentar mudanças na sociedade. Eu acho que esse é o primeiro passo, a inovação pura. E para essa, nós vamos ter que ter laboratórios mais complexos e temos que amadurecer para chegar lá. Mas eu acho que o IFG está no caminho”, disse o engenheiro Cesar Fonseca Lima.

Nessa oitava edição do Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia, além das apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos nos programas institucionais de incentivo à pesquisa no IFG, foram inclusas também na programação as comunicações científicas dos grupos de pesquisa da casa.

Para o coordenador de pesquisa e inovação do Câmpus Goiânia e um dos organizadores do evento, Sirlon Diniz de Carvalho, os núcleos de pesquisa contribuem para a promoção da pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão no IFG. Atualmente são 19 núcleos de pesquisa e mais 3 em processo de criação no IFG – Câmpus Goiânia. “Neste evento, a apresentação dos núcleos de pesquisa é uma oportunidade para que eles mostrem o que está sendo produzido e para que a comunidade acadêmica tenha conhecimento das pesquisas realizadas no câmpus”, frisou o coordenador.

O Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho, ressaltou a alunos e servidores do câmpus os incentivos destinados à pesquisa, especialmente, fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). “A partir de hoje, vão estar disponíveis novos editais da Fapeg, que é uma das fontes de recurso para pesquisa e inovação que o Estado de Goiás está nos oferecendo. Pesquisadores estejam atentos, e alunos busquem seus orientadores, porque vão ter bolsas para iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, inclusive fora do país.”

O Diretor de Pesquisa e Inovação do IFG, Samir Youssif Wehbi Arabi, recordou também, na abertura do evento, que foi prorrogado o prazo de inscrição nos editais para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica  (PIBIC, PIBIC – EM, PIBIC – Af) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do IFG, até o dia 21 de maio. 

A programação do VIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica no Câmpus Goiânia ocorre hoje, 16, e nesta quinta-feira, 17, no câmpus, com palestras e apresentações de trabalhos científicos.Hoje, dia 16, às 19h30, tem palestra de tema: Transformando sua ideia em um negócio inovador - Uma abordagem sobre os processos e ferramentas de modelagem e validação de um negócio, com analista de inovação e gestor do projeto de fortalecimento e desenvolvimento na economia digital do Estado de Goiás, Francisco Lima, na Cinemateca do Câmpus Goiânia.

 

Confira aqui a programação completa do VIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do Câmpus Goiânia

 

 Veja mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página