EMPREENDEDORISMO

Alunos do curso técnico participam do Programa Miniempresa da Junior Achievement

Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 08h55 | Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 08h56

Neste ano, a Jaguarde S.A/E representa o Câmpus Goiânia no programa e demonstrará seus produtos durante feira, neste sábado, no shopping Flamboyant

Alunos membros da miniempresa Jaguarde S.A/E exibem o produto fabricado por eles: o porta-treco

Mais um ano o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia participa do programa Miniempresa. Dessa vez, os representantes da unidade são a equipe de 36 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que compõem a Jaguarde S.A/E. Os alunos já estão empenhados em suas jornadas, realizadas às quartas-feiras no câmpus, a partir das 18 horas, para produção de porta-trecos estilosos. Neste sábado, 19, a equipe participará da Feira da Miniempresa, que será realizada no shopping Flamboyant.

O grupo aceitou o desafio proposto pelo programa da Junior Achievement em parceria com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, que visa estimular no público jovem iniciativas relacionadas ao empreendedorismo. Antes de partir para as jornadas de produção, a equipe teve colocar seu lado empreendedor para trabalhar, realizando estudos de viabilidade e pesquisa de mercado para a escolha do produto que será comercializado pela Jaguarde.

Dentre as opções propostas, os estudantes escolheram produzir organizadores, conhecidos como porta-trecos. O presidente da Jaguarde, Antonio Ordones explica que o modelo original sofreu alterações até chegar no que a miniempresa tem produzido. “Inicialmente ele seria um pote, que seria enfeitado para que você pudesse colocar coisas dentro dele. Por meio de pesquisa realizada pelo nosso vice-presidente no ‘Manual do Mundo’, optamos pelo modelo similar ao que estamos trabalhando, com os elásticos trançados. Teve uma ótima aceitação”, comenta Antonio.

Antonio Ordones, presidente da miniempresa do Câmpus Goiânia, durante produção

A finalidade do produto, conforme explica o presidente da Jaguarde, é guardar coisas, mas de uma forma organizada. “Nós pensamos em um nicho universitário, que é o IFG, onde a maioria dos jovens acabam tendo uma rotina tumultuada por conta da falta de tempo. Com isso, itens como fone de ouvido, carregadores de celulares, lapiseiras, entre outras coisas são colocadas dentro da mochila e fica um emaranhado de coisas. Quando você quer pegar uma coisa específica, perde muito tempo. Então o organizador veio nesse sentido, para que você guarde as coisas de forma organizada e que você consiga acessá-las com praticidade. Não é um produto que toma muito espaço, então é muito útil. Você pode guardar desde coisas de faculdade, até maquiagem, artigos de viagem, como escola de dente, creme dental”, completa.

A produção do porta-treco está em ritmo acelerado durante as jornadas, isso porque a Jaguarde tem o foco de levar entre 100 a 300 unidades para a Feira da Miniempresa, que será realizada no próximo sábado, no shopping Flamboyant. Segundo Antonio, objetivo é vender bastante, pois trata-se de um dos desafios propostos às miniempresas. “As miniempresas do IFG sempre vêm se destacando muito dentro do programa. A Cangu mesmo (representante do Câmpus Goiânia em 2017), ganhou 5 dos 7 prêmios. Nós pretendemos honrar esse legado para o Instituto e trazer pelo menos 5, se possível os 7 prêmios. Para isso, nós precisamos vender bastante, precisamos cumprir alguns desafios do núcleo de ex-achievements. Temos que ter muita força, foco e fé, como diz aquela frase facebookeana”, brinca.

Porta-treco tem a finalidade de guardar, de forma organizada, objetos dentro de bolsas e mochilas

Identidade

Uma das etapas do programa da Junior Achievement trata-se da escolha do nome da miniempresa. Nesta edição, o grupo de alunos do Câmpus Goiânia se inspirou em animais conhecidos pela sua agilidade e rapidez. Dentre as opções cogitadas pelos estudantes foi selecionado o jaguar, também conhecido como onça-pintada, que se destaca pela sua velocidade e tamanho. Como o produto é um porta-treco, que tem a finalidade de guardar objetos, eles uniram as duas ideias e, daí, surgiu o nome Jaguarde (jaguar + guarde).

Durante as jornadas e desafios propostos pelo programa, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Por meio da miniempresa, eles são estimulados a planejar e atuar nos cargos típicos de uma empresa – como presidente, vice-presidente, diretores, colaboradores etc. - além de pensar em estratégias de venda, apurar resultados da empresa e pensar no lado social.

Alunos produzem os porta-trecos durante jornadas, que são realizadas às quartas-feiras, no Câmpus Goiânia

“Para mim e para meus colegas, participar desse projeto simbolicamente nos insere num mundo em que vamos viver pós-faculdade ou até mesmo dentro da faculdade, que é o mundo dos negócios. Com o programa da Junior, você aprende não só a identificar os problemas, mas a ser proativo e agir sobre aquele problema de forma a buscar uma solução inovadora. Você aprende a ser proativo e inovador e isso não para gerar um bem pensando em si mesmo, mas você acaba tendo que pensar na sociedade como um todo, nos problemas sociais, no que as pessoas precisam e levar a solução até elas”, comenta Antonio.

Para acompanhar a produção e conhecer mais o produto da Jaguarde SAE do Câmpus Goiânia, acesse a página da miniempresa no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.