Encontro pedagógico

Evento reúne servidores e promove discussão sobre ações a serem adotadas no 2º semestre

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 13h31 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 13h35

As atividades são realizadas no Teatro do IFG e nos departamentos acadêmicos do Câmpus Goiânia

Psicóloga Rose Shimabuku ministrou palestra sobre Inteligência Emocional durante Encontro Pedagógico

Começou nesta sexta-feira, 17 de agosto, a programação do Encontro Pedagógico do IFG – Câmpus Goiânia. O evento visa discutir ações e planejamento para as atividades pedagógicas que serão adotadas no segundo semestre de 2018 na unidade, que inicia no próximo dia 20. Participam das atividades servidores docentes e técnico-administrativos do câmpus.

Logo no início da manhã, a equipe da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) ministrou a palestra Do estresse à mediação de conflito no trabalho: a importância da Inteligência Emocional no mundo do trabalho. A psicóloga Rose Shimabuku abordou temas como empatia e outras formas de evitar conflitos e manter o ambiente de trabalho mais harmônico, inclusive dentro da sala de aula.

Concomitante à palestra, ocorreu o curso Processos de Aproveitamento de Disciplinas, com o professor João Cortes, da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares. A capacitação foi direcionada a coordenadores de cursos do câmpus e reforçou os procedimentos para atendimento a alunos que cursaram graduação ou ensino médio em outras instituições e que desejam aproveitar as disciplinas estudadas.

Coordenadores durante curso sobre processos de aproveitamento de disciplina

Às 10 horas, foi o momento de discutir acessibilidade no Câmpus Goiânia. A professora do departamento de áreas acadêmicas II, Sandra Longhin, membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFG (Napne/IFG), iniciou as discussões reforçando a importância do número em estudar maneiras de adequar o espaço físico e o atendimento da instituição para torná-la um local inclusivo.

Em seguida, a diretora do Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás, Vanessa Helena Santana Dalla Déa, ministrou a palestra Inclusão e permanência de pessoas com deficiências nas Instituições Federais de Ensino: direito e ações de acessibilidade.
Segundo a professora, é preciso quebrar as barreiras que ainda existem quando o assunto é o atendimento à pessoa com deficiência. “As barreiras acontecem justamente quando os direitos dessas pessoas não são atendidos”, reforçou.

Em sua palestra, Vanessa especificou pontos importantes da Lei 13.146 de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, principalmente o capítulo IV, que trata sobre o direito à educação. Além da explanação, a professora trouxe um pouco de sua vivência no Núcleo de Acessibildade da UFG, os desafios e prazeres encarados diariamente na Universidade, na tentativa de promover o melhor atendimento a esse público.

Dentre as ações expostas pela professora, está o curso de capacitação para professores o Se Inclui, que integra instituições parceiras, dentre elas o IFG, além do Instituto Federal Goiano, a UFG e a Universidade Estadual de Goiás. O curso toma como princípio norteador a discussão da diversidade, composta pelas diversidades visual, auditiva, motora, neurodiversidade, levando em consideração que, com ou sem deficiência, todos são diferentes.

Professora Vanessa Santana, do Núcleo de Acessibilidade da UFG, iniciou sua palestra cumprimentando os participantes em Libras

Participação

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, a ação do Encontro Pedagógico é essencial. “Havia um certo tempo que não tínhamos espaço no Calendário Acadêmico para promover isso”, explica. A expectativa, de acordo com a diretora, é que o evento seja realizado nos próximos anos semestralmente e com duração de uma semana.

“É muito importante lembrar que esse encontro foi construído por várias pessoas. Todas as atividades foram propostas pelos servidores, tendo como base a necessidade que temos, como é o caso da discussão sobre acessibilidade e a capacitação dos coordenadores para o aproveitamento de disciplinas”, ressalta a diretora.

Já o professor Eliézer Marques, gerente de Administração e Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE) do Câmpus Goiânia, o momento foi oportuno para discutir planejamento pedagógico na unidade e, principalmente, por promover a interação e o acolhimento dos servidores técnico-administrativos e docentes no câmpus.

Programação

As atividades do Encontro Pedagógico continuam no período vespertino desta sexta-feira, com atividades internas nos departamentos acadêmicos. No sábado, 18 de agosto, haverá uma capacitação, da GAAAE, sobre a Instrução Normativa nº 1, que estabelece procedimentos para o lançamento, manuseio e arquivamento de diários no IFG. A atividade será no Teatro, a partir das 8 horas.

“O objetivo de discutirmos essa instrução normativa junto com os docentes é para alertarmos sobre a importância do lançamento diário das frequências no sistema. Muitos alunos são prejudicados no recebimento de seus auxílios por conta da ausência dessas presenças”, salientou a diretora-geral do Câmpus Goiânia.

Às 10 horas, ocorrerá um treinamento sobre o Q-Acadêmico, promovido também pela GAAAE do câmpus. O curso abordará temas como diários, material de aula e plano de ensino, como proceder o lançamento de conteúdo no sistema.

Confira a programação completa do Encontro Pedagógico.

Veja mais imagens no facebook do Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.