Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CAE

Mais de 40 mulheres participaram da oficina sobre Direito de Família no Grupo de Mulheres do câmpus

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h42 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h11

Na próxima semana, acontecerá a segunda reunião do grupo com a temática Ciclo da Violência contra a Mulher

imagem sem descrição.

A primeira reunião do segundo semestre do Grupo de Mulheres do IFG Câmpus Goiânia Oeste aconteceu ontem, dia 21, com a oficina Nenhum Direito à Menos – Direito de Família. Os advogados Luciana Assis, Jhimmy Wilker Terêncio e Bruna Loures apresentaram direitos garantidos na lei para as famílias e responderam as dúvidas das mulheres presentes.

Para Thays Santos, aluna do segundo período do curso Técnico em Enfermagem, modalidade Educação de Jovens e Adultos, a oficina realizada ontem foi um importante momento de aprendizado: “O nosso contato com advogado é muito pouco, pra gente advogados são pessoas distantes, não acessíveis. Essa conversa foi uma oportunidade única para tirarmos dúvidas e conhecermos nossos direitos”.

Para o advogado Jhimmy Wilker Terêncio, momentos como o proporcionado pelo grupo são necessários para diminuir esse distanciamento: “A gente procurou aqui hoje quebrar um pouco desse tabu de distanciamento entre os advogados e as pessoas. O advogado não é nada mais nada menos que um ser humano que se utiliza do ofício da advocacia. Procuramos deixar a conversa o mais acessível possível para essas pessoas. Viemos aqui para trazer e cultivar o conhecimento”.

Jhimmy Wilker destacou ainda a importância das mulheres irem atrás de ajuda e buscarem conhecer os seus direitos: “Eu acho importantíssimo a mulher se estabelecer como um indivíduo detentor de direitos e deveres e não deixar que a soberania masculina se sobreponha. A mulher mais do que nunca está inserida na sociedade como ponto de mudança, como ponto de construção, por isso a mulher tem que identificar isso dentro dela e fazer isso prevalecer, foi-se aquela época de que o homem prevalecia em tudo. A mulher tem que se estabelecer, ter vontade, ter opinião e acreditar nela. E exigir e ir atrás dos direitos da sua família, do seu filho, é a base inicial do seu reconhecimento como mulher. Você ter esse interesse de procurar os seus direitos, tanto da sua família, quanto do seu filho, ou seus direitos como gestante, que inclusive será um próximo tema que iremos abordar aqui no grupo, isso estabelece você como ente de direito e também fortifica a sociedade e traz benefícios para outras mulheres. Enquanto não houver um movimento para que isso aconteça, direitos como esses abordados aqui hoje serão cada vez mais deixados de lado, então é preciso fazer acontecer e prevalecer. Eu tenho certeza que as meninas que estiveram aqui participando do nosso encontro irão fazer acontecer e prevalecer”.

Aryele Gonçalves Inácio, aluna do terceiro período do curso Técnico em Enfermagem, modalidade Educação de Jovens e Adultos, também aproveitou a reunião de ontem para tirar dúvidas e esclarecer direitos. “Desde o ano passado eu participo do grupo e amei a conversa hoje, foi muito boa, aprendi muita coisa, tirei muitas dúvidas, foi muito bom. O grupo é muito importante para nós aqui do câmpus. Muitos dos assuntos falados muitas de nós identificamos bastante. Quando falaram no grupo sobre a violência contra a mulher, em relação a atitude abusiva dos homens, eu me identifiquei, antes eu achava que violência contra mulher era apenas uma agressão física, mas agressão verbal também é uma violência contra a mulher, então eu passei a enxergar isso com outros olhos”, afirmou Aryele .

 

Lei Maria da Penha

Na próxima quinta-feira, dia 29, ocorrerá a segunda atividade do mês, a Roda de Conversa Nenhum Direito à Menos – Ciclo da Violência Contra a Mulher. A roda acontecerá das 16h30 às 18h, no Laboratório de Promoção da Saúde do câmpus. A roda de conversa será intermediada pela defensora pública do estado (DPEGO, Gabriela Marques Rosa Hamdan, com a participação da assistente social, Clarice Gomes das Neves e da psicóloga Aline Seixas Ferro. Os temas escolhidos para as atividades do Grupo de Mulheres do IFG Câmpus Goiânia Oeste desse mês de agosto estão relacionados com a comemoração dos 13 anos da Lei Maria da Penha. As mulheres interessadas em participar da roda de conversa na próxima quinta-feira, dia 29, devem entrar em contato com CAE (Coordenação de Assistência Estudantil) para confirmar a presença.

 

Veja mais fotos na fanpage do IFG Câmpus Goiânia Oeste.

 

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página