EDITAL

Abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no VII Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 15h44 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 15h08

Podem submeter suas propostas servidores e alunos do IFG e educadores da comunidade em geral

Relatos de experiências e comunicações tratando das questões africanas e da afrodescendência, de raça, antirracista e da diversidade étnico-racial vão compor a programação do VI Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento será realizado virtualmente, em 29 de abril, integrando o V Encontro de Culturas Negras, programado para os dias 28, 29 e 30 de abril. As inscrições para apresentação de trabalhos no seminário podem ser feitas até o próximo dia 21. Elas serão realizadas por meio do envio de resumo expandido pelo site https://sugep.ifg.edu.br/eventos/.

O resumo expandido, contendo a síntese da temática e as perspectivas do trabalho a ser apresentado, deve conter no mínimo 3 mil caracteres e, no máximo 8 mil caracteres, com espaço.

Podem submeter propostas de trabalhos servidores e alunos discentes do IFG e também de outras instituições de ensino, além de educadores da comunidade externa em geral. Cada autor poderá submeter apenas um trabalho como autor e outro como co-autor. Cada trabalho poderá ser apresentado por, no máximo, dois autores.

Seleção

Os resumos dos trabalhos inscritos serão avaliado observando-se a relevância, pertinência e objetividade do tema proposto; a coerência entre o título do trabalho e o conteúdo apresentado; a apresentação de fundamentação teórica coerente com o objeto da investigação; a definição adequada do problema de investigação; a definição dos objetivos do trabalho; a adequação da metodologia empregada aos objetivos propostos; a apresentação de conclusões coerentes com os objetivos propostos e o atendimento às normas de elaboração e formatação dos resumos.

As propostas para as comunicações orais devem se inserir nos seguintes eixos temáticos propostos pelo evento: Relações Étnico-Raciais e Políticas Educacionais no Brasil; Ensino de literatura e arte afrocentrada; História e cultura afro-brasileira e indígena; Estética, identidade e juventude negra; e Gênero e raça no mundo do trabalho.

Já as propostas de apresentações no formato de relatos de experiência é livre. Podem ser apresentadas vivências que envolvam a reflexão étnico-racial fora do campo da pesquisa acadêmica. Todos os trabalhos serão apresentados oralmente em plataforma virtual.

Não é necessário ter concluído a pesquisa para se inscrever. O evento acolhe trabalhos em diferentes estágios de execução, desde esboços ou pré-projetos de pesquisa até trabalhos investigativos de longo alcance já em fase de conclusão ou concluídos.

A divulgação do resultado preliminar da avaliação das propostas será em 23 de março, cabendo recurso. O resultado final será divulgado em 26 de março e os trabalhos completos deverão ser entregues até 24 de abril.

Confira o edital.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.