Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENSINO

IX Semana de Enfermagem e III Encontro de Egressos do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste iniciam nesta quinta, dia 12

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 16h57 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 18h03

Alunos deverão se inscrever no SUGEP para participar

imagem sem descrição.

A IX Semana de Enfermagem e III Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG acontecerão esta semana, do dia 12 ao dia 14 de maio. Com o tema, A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: Que lições aprendemos?, o evento acontecerá de forma híbrida, com palestras e oficinas presenciais e também com palestra online.

Na quinta e na sexta-feira, as atividades ocorrerão de forma presencial no Câmpus Goiânia Oeste do IFG. No sábado, dia 14 de maio, o encerramento da IX Semana de Enfermagem e III Encontro de Egressos será transmitido online e será aberto para a participação de todos os alunos do câmpus. A participação na palestra valerá 4 horas complementares. O link de transmissão será enviado aos participantes inscritos. Estudantes interessados em participar em qualquer uma das atividades do evento deverão se inscrever antecipadamente no SUGEP (Acesse aqui o link de inscrição).

PROGRAMAÇÃO

A IX Semana de Enfermagem e III Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG iniciará nesta quinta-feira, dia 11 de maio, a partir das 19h presencialmente no câmpus. A palestra de abertura será ministrada pela Profª Drª Dulcelene de Sousa Melo e pela Técnica em Enfermagem Gessiana Cândida Silva e terá como tema Rotina da equipe de enfermagem no Centro Cirúrgico. Dulcelene é professora da Faculdade de Enfermagem da UFG e enfermeira do Hospital das Clínicas também da UFG. Com mestrado e doutorado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG), a professora integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde e também a Rede Goiana de Pesquisa em exposição de profissionais da área da saúde a material biológico fomentada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Após a palestra de abertura, os discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste participarão da Cerimônia de Passagem da Lâmpada, uma cerimônia em que os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho entregam uma lâmpada para os estudantes que vão ingressar no último ano como uma forma de lembrar a precursora da profissão, Florence Nightingale, e manter acessos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

Na sexta-feira, dia 12 de maio, das 19h às 22h15, acontecerão três diferentes oficinas: Higienização de mãos, Administração de medicamentos e Urgência e Emergência. A participação nas oficinas é restrita aos estudantes do curso Técnico em Enfermagem e possuem quantidade limitada de vagas.

No sábado, dia 14 de maio, a partir das 9h, ocorrerá o III Encontro de Egressos do Curso Técnico em Enfermagem. A Profª Drª Katiane Martins Mendonça abordará O desafio da valorização da enfermagem na era pós pandemia. Katiane Martins Mendonça é professora da Faculdade de Enfermagem da UFG e do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas também da UFG. Com graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG), Katiane já atuou como professora e coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. A professora fundou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde (NUPPS) do IFG e atualmente integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (NEPIH/FEN/UFG).

A palestra do o III Encontro de Egressos do Curso Técnico em Enfermagem é aberta para participação de todos os discentes do Câmpus Goiânia Oeste. A palestra será transmitida online e a participação vale 4 horas complementares. O link de transmissão será enviado aos participantes inscritos.

Dia 12/05 (quinta-feira)

19h: Recepção dos alunos 

19h30: Palestra Rotina da equipe de enfermagem no Centro Cirúrgico

Palestrantes: Profª Drª Dulcelene de Sousa Melo

E Técnica em Enfermagem Gessiana Cândida Silva

Moderadora: Profª Drª Tamíris Augusto Marinho

20h45 – 22h: Cerimônia de Passagem da Lâmpada

Dia 13/05 (sexta-feira)

19h – 22h15: Oficinas temáticas:

Higienização de mãos

Administração de medicamentos

Urgência e Emergência

(Participação nas oficinas restrita aos estudantes do curso Técnico em Enfermagem)

Dia 14/05 (sábado)

9h – 12h: III Encontro de Egressos do Curso Técnico em Enfermagem

Palestra: O desafio da valorização da enfermagem na era pós pandemia

Palestrante: Profª Drª Katiane Martins Mendonça

Moderadora: Profª Drª Lyriane Apolinário de Araújo

Transmissão online (Link de transmissão será enviado aos participantes inscritos)

(Evento aberto para todos os discentes do Câmpus Goiânia Oeste, participação vale 4 horas complementares)

 

Faça aqui a sua inscrição.

 

83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn)

O tema da IX Semana de Enfermagem e III Encontro de Egressos do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste, como de costume, é o mesmo tema escolhido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) para a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.

A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

Fim do conteúdo da página