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pós-graduação

Alunos da Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica apresentam trabalhos de conclusão de curso

Criado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 16h32 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 16h35

Curso é ofertado na modalidade EaD em parceria com a Universidade Aberta do Brasil

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   Alunos da especialização: webconferência 

A Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do IFG é uma pós-graduação lato sensu ofertada, na modalidade Educação a Distância (EaD), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). No polo situado no IFG-Câmpus Inhumas, dos 31 alunos matriculados no segundo semestre de 2018, 20 já estão na fase de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As apresentações tiveram início em 5 de maio e seguem até o começo de junho, sempre por meio de webconferência, mantendo o distanciamento social recomendado pelas autoridades da área da Saúde.  

"O curso é destinado a profissionais da educação e servidores técnico-administrativos que atuem ou queiram atuar na carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e que sejam portadores de diploma de curso de graduação, nas modalidades Bacharelado, Licenciatura ou Superior de Tecnologia em todas as áreas do conhecimento. É uma especialização com significativa relevância para a região, uma vez que capacita bacharéis, tecnólogos e licenciados para a docência nos ensinos básico e superior. É um curso voltado para uma formação humanística, sem deixar de lado os aspectos tecnológicos e sociais", explica o professor Benjamim Pereira Vilela, coordenador da Especialização.  

Eixos

Ao longo da pós-graduação foram trabalhados os seguintes eixos: Educação Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos; Legislação e Políticas da Educação Tecnológica; Tecnologias Educacionais e Métodos e Técnicas do Ensino Profissional e Tecnológico. Além do polo no Câmpus Inhumas, o curso tem alunos nos câmpus Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Jataí, Luziânia e Senador Canedo.  

De acordo com o professor Benjamim, a especialização foi concebida dentro da proposta de uma pedagogia sociointeracionista e fundamentada nos seguintes pressupostos: integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia; formação de um profissional que possa atuar em diversos níveis e modalidades (professor, pesquisador, multiplicador, gestor educacional, executor de políticas públicas) e contribuição da pós-graduação para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam ou venham a atuar na área da educação. 

 

 Defesas de TCC no Polo Câmpus Inhumas: 

ORIENTADOR

ESTUDANTE

POLO

TÍTULO DO ARTIGO

Dagmar Dnalva da Silva Bezerra

Cássia Mayssa Magalhães Gomes

Inhumas

A importância de políticas públicas para a implantação de programas educacionais no sistema carcerário brasileiro visando a ressocialização do preso

Dagmar Dnalva da Silva Bezerra

Kisla Ruithiely Duarte Vaz de Sousa

Inhumas

A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e sua importância na inclusão social

Joana Cristina Neves de Menezes Faria

Aline Rodrigues da Silva Lira

Inhumas

Análise da utilização de tecnologias assistivas na inclusão de alunos com deficiência na educação a distância

Joana Cristina Neves de Menezes Faria

Edivânia Fernandes

Inhumas

Lúdico na Educação Infantil

Joana Cristina Neves de Menezes Faria

Flavio Thihara Rodrigues

Inhumas

Revisão sistemática da metodologia ativa de projeto aplicada na Ciência e Tecnologia de Alimentos na Educação

Renata Luiza da Costa

Ludymila de Souza Mendes

Inhumas

Função social da escola

Renata Luiza da Costa

Ludymilla de Lima Gontijo

Inhumas

Educação especial na perspectiva inclusiva no brasil: uma análise histórica

Renata Luiza da Costa

Luiz Felipe Correia Soares

Inhumas

A trajetória da legislação e das políticas públicas na Educação a Distância do Brasil

Renata Luiza da Costa

Marcelo Antonio Moreira de Sousa

Inhumas

Estudo da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais físicas em escolas de Ensino Básico

Renata Luiza da Costa

Marcos Paulo Moreira de Sousa

Inhumas

A evolução e os desafios encontrados pela educação de jovens e adultos no Brasil

Renata Luiza da Costa

Mario Augusto Batista

Inhumas

A educomunicação e o desenvolvimento de novos docentes: o lugar da arte

Renata Luiza da Costa

Paula Cinthya Silva Cintra

Inhumas

Formação docente: um estudo sobre os fundamentos pedagógicos e a organização curricular dos cursos de Licenciatura previstos na 3ª versão do parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica

Renata Luiza da Costa

Sanayara Kenia Souza Silva

Inhumas

A trajetória da legislação e das políticas públicas na Educação a Distância do Brasil

Renata Luiza da Costa

Simone Alves de Oliveira

Inhumas

O uso das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação na Educação a Distância e seus desdobramentos na educação inclusiva no Brasil

Renata Luiza da Costa

Simone Isabel Ribeiro Tôrre

Inhumas

Estudo sobre o conceito de trabalho como princípio
educativo no Instituto Federal de Goiás

Rousejanny da Silva Ferreira

Leandra Rosa Leonardo

Inhumas

O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão e aprendizagem na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

Rousejanny da Silva Ferreira

Luciana Ramos

Inhumas

Dispositivos móveis e seu auxílio na prática pedagógica

Lucivânio Oliveira Silva

Suzane Ribeiro Milhomem

Inhumas

Estudo sobre o conceito de trabalho como princípio educativo no Instituto Federal de Goiás

 

 

 

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