Biblioteca Atena

Inscrições abertas para o 9º Concurso Cultural Leitores(as) Destaque

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 17h43 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h00

Nesta edição, as resenhas devem ser enviadas pelo site do Sugep

Estão abertas as inscrições para o 9º Concurso Cultural Leitores(as) Destaque, organizado pela Biblioteca Atena. O evento é uma ação de extensão do IFG-Câmpus Inhumas, constituída por palestras, mesa redonda, encontro com leitores, mediação de leitura, e produção da coletânea Leitura e Criação 8. No concurso tradicionalmente são premiados os participantes que leram mais obras literárias e produziram mais resenhas. Nesta edição de 2021, serão premiados os autores das três resenhas de melhor qualidade.

As inscrições devem ser realizadas, por meio eletrônico, até o dia 17 de setembro, no endereço do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG: sugep.ifg.edu.br/eventos. O público-alvo do projeto são os estudantes das escolas e universidades públicas da cidade de Inhumas e região, além da comunidade em geral. O pré-requisito para participar do concurso é que o participante tenha como escolaridade mínima o 8º ano do Ensino Fundamental completo ou cursando.

Envio das resenhas

Enquanto o IFG estiver adotando o Ensino Remoto Emergencial, em razão da pandemia do novo coronavírus, as resenhas elaboradas pelos participantes também devem ser enviadas pelo site do Sugep. A organização do concurso divulgou um vídeo, que está publicado no canal do Câmpus Inhumas no YouTube, com todas as orientações sobre o envio do material.  O inscrito pode escolher para leitura obras do acervo pessoal e/ou de bibliotecas públicas.

Outras atividades previstas, nos próximos meses, na programação do 9º Concurso Cultural Leitores(as) Destaque são as seguintes: palestra O livro dentro do livro: A metalinguagem na Literatura (5 de maio); mesa redonda Conhecimentos socioculturais para a redação do Enem (2 de junho); palestra Ler e resenhar: uma díade na força do Enem (7 de julho) e a Resenha Oral: Encontro com leitores/as (11 de agosto). A cerimônia de encerramento do evento, com a premiação e o lançamento da Coletânea Leitura e Criação 8, está marcada para 20 de outubro.

Aspecto cultural

De acordo com a coordenação da Biblioteca Atena, são objetivos de todas as edições do concurso propiciar aos participantes uma formação em leitura e produção textual, a divulgação dos acervos de obras literárias presentes nas bibliotecas de Inhumas e região e, principalmente, fomentar a leitura enquanto meio para o desenvolvimento humano no aspecto cultural, social e profissional.

Em fevereiro, a direção-geral do IFG-Câmpus Inhumas divulgou uma chamada pública para atrair o apoio de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, para a realização do 9º Concurso Cultural Leitores/as Destaque do Ano, edição 2021. As propostas recebidas e o resultado da chamada pública estão disponíveis no espaço de Editais da Extensão: https://ifg.edu.br/inhumas/campus/extensao/editais?showall=&start=1.

Acesse o site do Sugep e faça sua inscrição para o 9º Concurso Leitores(as) Destaque.

Formulário para a escrita da resenha (arquivo editável).

Acesse o vídeo com o tutorial para inscrição e envio da resenha.

Acesse o Edital 06/2021 completo com as informações sobre o evento.