especialização

IFG realiza aula inaugural de dois novos cursos

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 11h18 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 10h46

Outros seis cursos foram aprovados neste ano em edital da Capes

xxxxxx
Os cursos fazem parte do Programa Universidade Aberta do Brasil

Nos próximos dias 17 e 24 de setembro dois novos cursos de pós-graduação vão iniciar as aulas no Instituto Federal de Goiás (IFG). As duas especializações foram aprovadas no Edital Capes nº 9/2022 junto com mais seis outros cursos. Os cursos são fruto da adesão do IFG ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) no ano de 2018.

No dia 17 de setembro, às 9 horas, a aula inaugural será do curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, sob coordenação do professor Renato Oliveira Abreu, do Câmpus Jataí. A aula será transmitida pelo link do YouTube (Canal EaD IFG): https://www.youtube.com/watch?v=Z_pU4PdxUD0 . Será realizada a palestra Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação, no ensino e na educação a distância, com o professor do IFG Rodrigo Claudino Diogo.

Já no dia 24 de setembro, às 9 horas, o curso de Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) realizará sua aula inaugural, sob coordenação da professora Marcilene Pelegrine Gomes, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A aula será transmitida pelo link do YouTube (Canal EaD IFG): https://www.youtube.com/watch?v=Rfv8Q_gjcS0 . A professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da PUC Goiás, Liliane Barros de Almeida, proferirá a palestra Educação, tecnologia e formação humana.

Para a Diretora de Educação a Distância do IFG, Helen Betane, a experiência exitosa com a oferta dos três primeiros cursos motivou outros câmpus a fazerem proposições no Edital nº 09/2022. “O compromisso institucional com a educação socialmente referenciada e com a permanência e o êxito dos estudantes encontra eco nos cursos ofertados na modalidade de educação a distância. E é com muita alegria que estamos iniciando um ciclo de aulas inaugurais que se estenderá até março de 2024”, afirma.

Novos cursos

Por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), o IFG, sob a gerência da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/PROEN), as coordenações UAB e equipe multidisciplinar, ofertou três cursos na modalidade de educação a distância: a especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, proposto pelo Câmpus Senador Canedo); a Licenciatura em Formação Pedagógica para graduados não licenciados em Rede; e a especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, totalizando 567 concluintes de um total de 800 vagas.

Em fevereiro deste ano, o IFG foi contemplado com 1470 vagas, distribuídas em oito cursos aprovados: especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância - Câmpus Jataí (220 vagas); a segunda oferta da especialização em Docência para a EPT - proposição SETEC/MEC em parceria com 25 Institutos Federais (300 vagas); especialização em Alfabetização e Letramento - Câmpus Goiânia Oeste (200 vagas); especialização em Educação Física Escolar - Câmpus Inhumas (150 vagas); especialização em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade - Câmpus Uruaçu (150 vagas); curso superior de Tecnologia em Biocombustíveis - Câmpus Uruaçu (150 vagas); curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial - Câmpus Uruaçu (150 vagas) e o curso superior de Tecnologia em Produção Cultural - Câmpus Aparecida de Goiânia (150 vagas).

Aula inaugural da especialização em Tecnologias Educacionais: https://www.youtube.com/watch?v=Z_pU4PdxUD0

Aula inaugural da especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica: https://www.youtube.com/watch?v=Rfv8Q_gjcS0

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria