Prof-Artes

Última semana de inscrições para o mestrado profissional em Artes

Inscrições do curso para o IFG são totalmente gratuitas

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 10h40
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 16h22
Inscrições até domingo, 12

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe até dia 12, próximo domingo, as inscrições para o novo mestrado profissional em Artes (mestrado em rede Prof-Artes). O público-alvo do curso são os professores da rede pública de ensino – educação básica (ensino fundamental e médio), efetivos e que estejam em atividade ministrando aulas de artes. O curso stricto sensu será realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia. Nesta primeira seleção, foram disponibilizadas 25 vagas, distribuídas nas diferentes linguagens artísticas.

Para participar do processo seletivo do Mestrado Prof-Artes, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação; pertencer aos quadros de servidores efetivos de instituições públicas de ensino da educação básica; atuar no âmbito da educação básica em modalidade formal; estar em exercício em sala de aula, ministrando aulas de Arte no momento de inscrição e durante o curso. Os documentos para comprovação das condições citadas estão disponíveis no edital.

Além disso, o candidato deve comprometer-se a manter carga horária de ensino de Artes com mínimo de 10 horas/aula e, no caso dos estudantes que receberem bolsa, o máximo de 20 horas/aula em instituições escolares públicas durante o período de realização do mestrado. Outros detalhes podem ser conferidos no Edital e na página eletrônica: ifg.edu.br/profartes

Para se inscrever, o candidato precisa preparar a documentação que será anexada no ato do preenchimento do formulário eletrônico. Os documentos solicitados devem ser enviados em arquivo PDF. As inscrições devem ser feitas na plataforma virtual da Coordenação Geral do Prof-Artes, que pode ser acessada por meio do link: https://www1.ceart.udesc.br/?idFormulario=154

Ao término da inscrição, será enviado ao e-mail indicado pelo candidato um comprovante de inscrição. Esse documento deverá ser impresso e apresentado no momento da prova de arguição (será feita remotamente), juntamente ao documento de identificação. Por essa razão, é importante que o candidato informe e-mail ativo, para recebimento do comprovante de inscrição.

Como destaca o edital, é de responsabilidade do candidato a verificação do recebimento do comprovante por e-mail, na caixa de entrada, caixa de spam ou lixeira. A validação das inscrições será divulgada no dia 27 de julho, no site www.ceart.udesc.br/profartes.

Seleção

Os candidatos à seleção do mestrado serão avaliados em duas etapas. A primeira diz respeito à análise de memorial e de projeto. Essa fase tem caráter eliminatório e será feita a partir da avaliação do Memorial Descritivo e do Projeto de Atividades enviados pelos candidatos.

Este memorial e o projeto de atividades, conforme edital, poderão ser enviados em documento único, de no máximo dez páginas, salvo em arquivo PDF. O primeiro não possui limite de páginas e tem caráter de apresentação do candidato, sua trajetória, perspectivas e motivações em relação ao curso. O projeto de atividades, de até três páginas, é propriamente o resumo da pesquisa que o professor pretende desenvolver ao longo do curso, que deve, necessariamente, ter um tema e estar ligado diretamente às atividades docentes em Arte desempenhadas no cotidiano escolar.

A segunda fase da avaliação será realizada com a prova de arguição, que também tem caráter eliminatório e classificatório. Essa avaliação será feita mediante entrevista virtual.  As arguições serão realizadas entre os dias 24 e 28 de agosto. E o resultado dessa fase do processo seletivo será publicado no dia 2 de setembro.

Mestrado em Artes | Prof-Artes

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, o Mestrado Profissional em Artes é um programa de pós-graduação stricto sensu em Artes, com duração de 24 meses, que tem como objetivo qualificar professores da rede pública de ensino, na área de Artes, para o exercício da docência na educação básica.

Com aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, o Prof-Artes é um curso coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pertence à área de concentração Ensino de Artes. O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes e Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes

Faça a sua inscrição: https://www1.ceart.udesc.br/?idFormulario=154

Acesse aqui o edital do processo seletivo.

Tire suas dúvidas sobre o Prof-Artes: ifg.edu.br/profartes

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.