Campus Party Digital

IFG participa de discussões sobre educação e segurança digital no último dia da Campus Party

Comunidade acadêmica esteve presente também em muitas atividades dentro do evento

• Publicado: Segunda, 13 de Julho de 2020, 08h07
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 16h21
Junto com os reitores da UFG, Edward Madureira Brasil, da PUC-GO, Wolmir Therezio Amado, e da professora Ana Luiza Souza (PUC-GO),o professor Jerônimo, reitor do IFG, falou sobre educação em painel na Campus Party

No último dia da edição digital da Campus Party, o Instituto Federal de Goiás (IFG)  foi muito bem representado. No evento que é realizado simultaneamente em mais de 30 países, a Instituição esteve presente com discussões nas áreas de educação, tecnologia e segurança digital, inteligência artificial, entre outros assuntos, em várias sessões disponibilizadas na programação. Neste sábado, 11 de julho, um importante painel contou com a participação do reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, na Campus Party Goiás. Em outra edição digital da Campus, a docente da Instituição Christiane Santos fez uma palestra sobre segurança digital e privacidade.

Educação

No painel inserido no fórum “A Educação Pós-Covid”, junto com os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Therezio Amado, o professor Jerônimo falou sobre educação tendo como pano de fundo esse momento de pandemia. A mediação do painel foi feita pela professora do Departamento de Economia da PUC-GO, Ana Luiza Souza.

Jerônimo Rodrigues da Silva, em sua fala, ressaltou que estamos vivendo em um momento de muitas incertezas, mas pontuou que há algumas certezas e elas passam pela necessidade de “pensar a educação do futuro, uma educação 4.0”. Como destacou o reitor, “nós não podemos perder de foco a isonomia, a equidade, a inclusão e a diversidade”. O docente destacou também que “é preciso dar oportunidades, gerar oportunidade para os menos favorecidos, que serão e são impactados de maneira mais intensa em função da pandemia”.

O professor Edward Brasil, reitor da UFG, chamou atenção para as mudanças comportamentais que ocorreram nos últimos meses e destacou a importância da ciência neste momento aliada à educação: “só a ciência e a educação vão permitir que a gente avance”, salientou. Wolmir Amado, reitor da PUC-GO, em sua fala, destacou a importância de aprender com a crise e chamou atenção para a resiliência necessária neste momento. Um dos participantes do painel também foi o Secretário do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que chamou atenção para a necessidade de usar a inteligência em benefício da sociedade: “por meio da educação, vamos conseguir isso”, destacou.

Segurança digital e formação crítica

Professora do Câmpus Luziânia e tecnóloga em Redes de Comunicação, Christiane Santos, durante sua palestra na Campus Party Transire Amazônia

Nesta edição global da Campus Party, a professora do Câmpus Luziânia e tecnóloga em Redes de Comunicação, Christiane Santos, participou, na tarde de sábado, da edição da Campus Party Transire Amazônia. A docente, que é fundadora do Grupo de Robótica para Meninas Metabotix e membro do Grupo de Robótica GYNBOT, deu uma palestra no palco New Horizons sobre o tema “Segurança e privacidade na era da ‘Internet of Toys’”.

Destacando a importância da conectividade nos dias atuais, sobretudo a partir de “esquemas de endereçamento exclusivos que são capazes de promover interações”, a docente apresentou algumas reflexões sobre a conectividade de que dispomos hoje e falou da privacidade e da segurança digital dos dados nas redes. Para ela, é preciso ter atenção com o que compartilhamos com os nossos dispositivos, inclusive brinquedos: “hoje em dia são muito comuns brinquedos que conseguem interagir com aplicativo de celular e acessar informações. E, ao mesmo tempo em que isso é incrível, é também muito perigoso, se você não tomar certos cuidados”, destacou. Citando alguns casos em que houve problema de vazamento de dados a partir dos “toys”, a docente salientou que, diante dessas tecnologias e desses aparelhos, é preciso exercer a criticidade: “é fundamental que as pessoas se tornem críticas em relação à tecnologia”.

Para a docente, “quando estamos compartilhando informação, é preciso ter um cuidado maior, sobretudo com informações que envolvem as crianças”. “É preciso que os responsáveis tenham consciência. O principal aqui é conscientização dos pais, que devem se conscientizar e, a partir daí, mostrar para as crianças os problemas que elas podem ter se ficarem compartilhando informações pessoais e fotos, por exemplo, por meio dos brinquedos”, destacou a professora.

Câmpus Party Digital Edition

Nesta edição da Campus Party, foram realizadas mais de 400 palestras só na edição de Goiás. Além das já mencionadas, outras atividades foram realizadas por integrantes da comunidade acadêmica do IFG. Uma delas foi a palestra do professor Sanderson Macedo, do Câmpus Goiânia. Nela, o docente falou sobre inteligência artificial de uma forma divertida para adolescentes.

Durante três dias, a Campus Party Digital Edition, em suas três edições nacionais, trouxe centenas de palestras em seus vários palcos, a partir do tema “Reiniciando o planeta”. Pela primeira vez, o evento não foi feito em um local físico. No Brasil, a Campus contou com atividades em Goiás, Amazônia e Brasília. Nelas, foram realizadas muitas palestras e demais atividades em diversos palcos com temáticas diferentes, como o Green Deal (energia limpa e sustentável), Joy of Life (entretenimento digital), Living Better (saúde e ciência), New Horizons (educação e cidades inteligentes) e Work Life (emprego e economia).

Conheça o site da Câmpus Digital e confira as palestras que foram realizadas. De acordo com a organização do evento, os conteúdos ficarão disponíveis por meio do YouTube.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.