ERE

Grupo acadêmico cria canal no Youtube para esclarecer Moodle

Canal “Descomplicando o Moodle” traz série de vídeos que explica o funcionamento da plataforma onde será desenvolvido o Ensino Remoto Emergencial a partir desta segunda-feira (14)

• Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 17h04
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h23
Projeto de ensino auxilia estudantes com a plataforma do ERE

A fim de contribuir com a inclusão digital contemplando as diversidades de estudantes e colaboradores, o professor Lemuel Gandara, juntamente com outros docentes, servidores técnico-administrativos e alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Formosa, estão desenvolvendo um projeto de ensino e pesquisa multidisciplinar que está lançando o canal no Youtube “Descomplicando o Moodle”. O projeto consiste na elaboração e disponibilização de uma série de tutoriais –  em curtíssima metragem – exibida em dez episódios.

A proposta trilha três caminhos: o ensino, a pesquisa e a inclusão. Em relação ao primeiro, foram realizadas a produção e a edição dos tutoriais sobre o Moodle, a partir de um diagnóstico junto à comunidade acadêmica que guiou a criação dos roteiros para a elaboração de um panorama das principais dificuldades a respeito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no IFG em decorrência da pandemia da Covid-19.

No que concerne à pesquisa, o grupo promoveu uma análise da construção dos vídeos e o próximo passo será realizar uma investigação a respeito da recepção desse material pela comunidade. Os resultados serão divulgados cientificamente por meio de artigos, capítulos de livros e apresentação em eventos acadêmicos.

Por fim, a inclusão é contemplada na tradução dos áudios dos vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na perspectiva de elaboração dos roteiros voltados especialmente, mas não exclusivamente, aos estudantes da EJA. Esse foco inclusivo coloca em prática algumas das atividades da Comissão Local de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do lFG/Câmpus Formosa devido à especificidade de parte do público-alvo.

Quer conhecer o canal "Descomplicando o Moodle"? Clique aqui.

Os vídeos tratam de temas como tarefas, glossário, atividade assíncrona e síncrona, fórum, calendário, perfil, disciplinas, painel, acesso e ERE. Segundo o professor Lemuel, o momento atual é singular. Por este motivo, os estudantes que formam o público dos vídeos precisam se sentir acolhidos neste período de aulas remotas. Para isso, o grupo pensou em tudo, desde a linguagem adotada até a trilha sonora e cores foram escolhidas para levarem “leveza e disposição ao estudo”. “[Esperamos] que estes vídeos possam ajudar o estudante a entender o Moodle, que contribuam para eles não se sentirem desmotivados ou mesmo desistam de conhecer as ferramentas de ensino”, declarou. “Neste sentido, nosso projeto se propõe a dizer ao estudante que ele é capaz de conhecer essa ferramenta e de incorporá-la ao seu cotidiano se estudo”, completou o professor.

A proposta terá encerramento em janeiro de 2021. Ela é coordenada pelo professor Lemuel Gandara e conta com a participação dos alunos da EJA, Davi da Conceição Silva e Mateus Amaro da Conceição Silva; dos professores Daniel Ordine Vieira Lopes, Daniele Gonçalves Dias, Karen Cristina Costa do Nascimento e Milene Galvão Bueno; e dos servidores técnico-administrativos Lucas Nogueira Xavier e Rodrigo dos Santos Fernandes de Sousa.

Acesse aqui o canal “Descomplicando o Moodle”.