EVENTO

Projeto de ensino de português como acolhimento e segunda língua realiza seminário dos dias 19 a 26 de setembro

Programação contará com palestras, discussões e mesa-redonda que serão realizadas virtualmente

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 09h48
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h23

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Movimentos Migratórios em V: experiências com o ensino aprendizagem de português para falantes de outras línguas - MoVirtual I. O evento será realizado pelo Google Meet entre os dias 19 e 26 de setembro e faz parte de projeto de ensino e extensão vinculado à Coordenação de Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do Departamento de Áreas Acadêmicas 1 do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os interessados podem se inscrever gratuitamente acessando o formulário online.

O seminário conta com programação diversificada com temas que integram as práticas desenvolvidas por alunos, docentes e demais participantes do projeto de ensino e extensão intitulado Movimentos Migratórios em V: português para falantes de outras línguas, o MoVe. Este projeto, que encontra-se em desenvolvimento no Câmpus Goiânia, visa oferecer curso de língua portuguesa para alunos estrangeiros e indígenas que residem em Goiânia e cidades próximas, que querem aprender o português como segunda língua ou como língua de acolhimento. O curso, que era realizado presencialmente no câmpus, agora é ofertado pelo Google Meet e Google Classroom, devido à pandemia de Covid-19, e atende 92 estudantes.

Atualmente, o projeto abranje 26 discentes de outras nacionalidades que estão em cursos superiores do Câmpus Goiânia, abarcados pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Governo Federal, desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação; além dos 54 alunos imigrantes haitianos e sete venezuelanos atendidos pelo projeto de extensão do Câmpus Goiânia Acolher, ensinar e aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade. Participam ainda cinco estudantes indígenas da comunidade Xerente.

O nome do projeto refere-se ao movimento migratório voluntário ou necessário, quando há a busca por novas oportunidades de emprego e qualidade de vida, que ocorre internamente no Brasil e também em escala mundial. “O título do projeto remete à formação migratória dos pássaros em formato de V, em que o voo colaborativo facilita o processo migratório e revela o quanto o trabalho em equipe favorece a realização de metas”, afirma Suelene Vaz, docente do Câmpus Goiânia que atua nessa ação.

Para a professora, o projeto é relevante por ser uma ação social, que atua no âmbito da inclusão, realizando uma das metas do IFG, que é proporcionar à comunidades minorizadas educação de qualidade e gratuita. “Para nós que atuamos no projeto, servidores e alunos, o projeto é uma realização profissional, mas é também uma realização pessoal. É muito gratificante olhar nos olhos do migrante e ver a alegria deles ao entrar no IFG, e agora, em ambientes virtuais, esse sorriso está lá na mesma intensidade. Há famílias em que o casal acompanha a aula por um mesmo aparelho de celular. Aquele ‘Boa noite, minha professora', 'Boa noite, meu professor' traz consigo o amor deles para com os alunos de Letras, professores regentes, revela o quanto as aulas são importantes, o quanto sentir-se acolhido em um país que não é o seu, em uma língua, muitas vezes verdadeiramente ‘estrangeira’, faz a diferença na vida deles. Eu acredito que fazer parte deste processo de acolhimento é exercer nossa profissão de professor dignamente”, enfatiza.

As aulas são ofertadas pelos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Câmpus Goiânia e contam também com a contribuição de estudantes do curso de Licenciatura em Letras - Português da unidade. Para Suelene, a ação é válida não apenas aos alunos atendidos, mas também aos licenciandos. “Eu percebo como uma grande oportunidade de integrar as teorias que eles estão estudando com uma prática docente significativa e autêntica, sob a mediação de um professor da área de Letras, que desempenha no projeto o papel de orientador. Além disso, o projeto oferece campo para a realização da disciplina de Estágio III, que enfoca a atuação do professor de português em contextos de ensino em que a língua portuguesa não é a língua materna do aluno.”

O Seminário

O evento relacionado ao projeto tem como tema Contextos virtuais de formação em movimento - a voz de estudiosos e as experiências de licenciandos regentes como professores de português para falantes de outras línguasA programação conta com cinco palestras que estão com inscrições abertas e serão realizadas online pelo Google Meet.

Além de dar voz aos estudantes participantes do projeto, o seminário também trará convidados, como a professora Natália Moreira Tosatti, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que falará sobre os percursos e desafios na formação do professor de português como língua de acolhimento. Haverá ainda palestra da professora Mirelle Amaral, do Instituto Federal Goiano, intitulada “Aprendendo a acolher: ensino de língua para pessoas em vulnerabilidade”, e da professora Ingrid Sinimbu Cruz, da Universidade de Brasília (UnB), com o título “Professora, não vai ter prova?”.

Além das palestras, o evento terá ainda a mesa-redonda “Movimentos migratórios, língua e interculturalidade”, com o professor Thiago Damasceno Pinto Milhomem, do IFG, e Brisa Xavier (AFS); e a discussão sobre o filme “O Labirinto do Fauno”, com a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Sara Guiliana Gonzales Belaonia.

Para mais detalhes, acesse a programação.

Inscreva-se para participar do evento.

Serviço
Data: 19 a 26 de setembro