Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Destaque

Estudante do IFG é premiada em concurso internacional promovido pelo Itamaraty

Kamilla Christina Alves, aluna do curso de Letras do Câmpus Goiânia, é a única representante do Brasil dentre os vencedores do concurso na categoria graduação

  • Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 11h12
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26
imagem sem descrição.

A estudante Kamilla Christina Alves, concluinte do curso de Letras-Língua Portuguesa, ofertado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), é uma das premiadas no Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa (PLNM), na categoria graduação. O resultado do concurso foi divulgado no dia 7 de abril e Kamilla foi premiada pela produção do artigo de título: "Aprendizagem em movimento: a docência em formação no ensino de português para migrantes haitianos”, resultante de projeto de língua portuguesa para migrantes e indígenas desenvolvido no Câmpus Goiânia do IFG.

“Essa é minha primeira premiação em um concurso, sinto que é o reconhecimento do trabalho que realizamos no MoV(irtual), pois desenvolvemos todas as aulas desde os planos de aulas às tarefas direcionadas aos alunos”, destaca a estudante Kamilla Christina Alves.

 

O artigo científico elaborado pela estudante é fruto de sua atuação enquanto professora voluntária, desde 2019, no projeto de extensão “Acolher, Ensinar e Aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade”, que foi renomeado para o ensino remoto para “Movimentos Migratórios em V: português para falantes de outras línguas – MoV(irtual)” durante o sistema remoto de ensino implantado no IFG em virtude da pandemia de Covid-19.

O projeto é realizado no Câmpus Goiânia desde 2017, sob a coordenação da professora da área de Línguas do Câmpus Goiânia do IFG, Suelene Vaz, que também orientou o desenvolvimento do artigo escrito colaborativamente por Kamilla, pela docente e também pelo estudante de Letras do Câmpus Goiânia do IFG e um dos professores voluntários no projeto, Isaque Lima da Silva. O artigo premiado no concurso foi elaborado pelo trio, porém a submissão foi feita somente no nome de Kamilla em atenção ao regulamento do concurso, de acordo com a professora e os alunos.

Professora Suelene Vaz e os alunos e voluntários do projeto MoV(irtual), Isaque da Silva e Kamilla Alves, durante encontro virtual para elaboração do artigo premiado.
Professora Suelene Vaz e os alunos e voluntários do projeto MoV(irtual), Kamilla Alves e Isaque da Silva, foram os responsáveis pela escrita colaborativa para a submissão do artigo para o concurso.

 

Premiação

O Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa visa conceber e desenvolver projetos que atendam às necessidades e interesses comuns aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e às suas diásporas. A premiação apresenta como principais objetivos estimular o desenvolvimento da pesquisa e da produção acadêmica, bem como contribuir para o debate e o estudo da língua portuguesa.

Dentre as duas modalidades do concurso (pós-graduação e graduação), Kamilla venceu na categoria graduação, com premiação voltada a estudantes matriculados em curso de graduação/licenciatura de qualquer país de língua oficial portuguesa. A aluna do IFG é a única representante do Brasil entre os três vencedores dessa categoria, sendo que os outros dois autores premiados são de São Tomé e Príncipe e de Timor Leste.

Segundo Kamilla, foi com muita euforia que recebeu a notícia sobre a premiação e foi logo compartilhar a conquista com a professora Suelene e também com os demais integrantes do projeto. A estudante explica que o artigo vencedor do concurso trata-se dos relatos de experiência com o processo de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento para haitianos, em ensino remoto. A turma do projeto era composta por falantes de nível zero de português, segundo Kamilla. Com essa turma, o grupo trabalhou na perspectiva da aprendizagem colaborativa e foi o trabalho em equipe que motivou a escrita do artigo e a participação no concurso.

Kamilla avalia a sua participação no projeto de ensino como importante. “A oportunidade de atuar no projeto validou tudo que aprendemos no curso de Letras e ampliou esse conhecimento ao possibilitar o diálogo entre teoria e prática. Ampliei minha autonomia e segurança como docente ainda em formação, pois sabia que podia confiar no meu parceiro de regência, o Isaque, e na nossa orientadora. Ainda mais trabalhando em ambiente virtual em razão da pandemia por Covid-19. Meu voluntariado enriqueceu minha formação, sinto-me mais preparada para atuar como professora de português tanto em ambientes virtuais como presenciais, além do mais tenho experiência com o ensino de língua materna e não materna, um diferencial para a carreira docente”, ressalta a estudante.

Com a vitória no concurso, Kamilla será premiada com a publicação do artigo em edição especial da revista PLATÔ, periódico produzido pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e receberá também o prêmio no valor de € 1 mil euros.

Reconhecimento
Para a coordenadora do MoV(irtual), a professora Suelene Vaz, essa premiação é mais uma coroação do trabalho desenvolvido pela equipe, desde 2017. O projeto envolve tanto a extensão, pois atende à comunidade externa por meio de uma ação de cunho social, quanto o ensino, ao proporcionar a aprendizagem de português para indígenas e migrantes em situação de vulnerabilidade social, bem como a formação docente para os alunos do curso de Letras do Câmpus Goiânia do IFG. Além disso, o grupo também produz pesquisas, com quatro artigos já publicados, outros oito em fase de desenvolvimento para publicação e mais um livro que relata a história do projeto.

“A premiação fortalece a identidade da ação do projeto, explicita o quanto nosso trabalho é relevante e aquece o nosso coração para seguirmos firmes com essa ação, a qual está muito além do exercício da docência”, segundo a professora Suelene Vaz.

Participaram da ação de extensão “MoV(irtual) - Movimentos Migratórios em V: português para falantes de outras línguas”, servidores do IFG, sendo seis docentes da área de Línguas e um da área de Química, do Câmpus Goiânia do IFG; um da área de Engenharia Elétrica, do Câmpus Itumbiara; o coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano Perilo; e um colaborador externo e membro do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás (Comitrate-GO).

Dentre os participantes que atuam como professores de português no projeto são, ao todo, 22 voluntários, sendo 21 alunos do Câmpus Goiânia do IFG do curso de Licenciatura em Letras, um do curso de Licenciatura em História e quatro egressos do curso de Letras. Quanto aos aprendizes de português, em 2020, o projeto atendeu a 88 alunos, entre indígenas brasileiros da comunidade Xavante, alunos do Programa Pré PEC-G e migrantes haitianos e venezuelanos.

A coordenação de Relações Internacionais do IFG reconhece a relevância institucional do projeto MoV(irtual) que foi referendada pela premiação obtida pela estudante junto ao concurso promovido pelo Itamaraty. “Essa premiação coroa aspectos de internacionalização que são caros ao IFG, aos docentes, aos servidores, como um todos. Desta forma, pode-se, passo a passo, paulatinamente e entender que o IFG caminha, por meio da formação de seus alunos, para construção de sujeitos que têm uma consciência global”, destaca o coordenador de Relações Internacionais da Instituição, Luciano Perilo.

Inscrições
A coordenação do projeto MoV(irtual) abrirá inscrições para candidatos migrantes e indígenas interessados no curso de língua portuguesa. O prazo de inscrição vai de 28 de abril a 2 de maio, por meio do preenchimento dos formulários eletrônicos.

O curso é gratuito, com aulas síncronas e remotas, pela plataforma Google Meet. As aulas iniciarão no próximo mês, entre os dias 10 e 14 de maio, com duração de 1h30 cada, sendo exigido do participante a frequência, de 1 vez por semana, nas aulas síncronas do curso.

Formulário para inscrição - migrantes: https://forms.gle/DLfKMh1DQST4V4WF8
Formulário para inscrição - indígenas: https://forms.gle/X9k4Dav9gtRAf9pD9

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página