Aluna do IFG Aparecida é finalista na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Dayane Rodrigues teve aprovado seu projeto de pesquisa na área de Educação Física, orientada pelo professor Neri Emílio Soares Júnior

• Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 13h25
  • Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 11h26

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), a ser realizada de 23 a 27 de junho, tem, entre seus projetos finalistas, a pesquisa de Dayane Rodrigues, aluna do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Orientada pelo professor Neri Emílio Soares Junior, que ministra a disciplina de Educação Fisica, a estudante foi aprovada com a pesquisa intitulada “A relação entre o corpo, as práticas corporais e a saúde na produção científica da Educação Física”. O evento será realizado no formato virtual e os finalistas vão apresentar seus trabalhos a todos os participantes inscritos.

O trabalho de Dayane Rodrigues estuda diferentes momentos da história do ensino da Educação Física no Brasil e busca analisar como as produções científicas da Educação Física compreendem as relações entre o corpo, as práticas corporais e a saúde. O objetivo da pesquisa é compreender em que medida a área e seus pesquisadores absorveram a mudança de paradigma no decorrer do tempo.

A estudante revela estar muito feliz com a aprovação da pesquisa para a FBJC. “Representou para mim uma grande conquista ver o quanto nosso projeto está sendo reconhecido”, diz. Ela conta ter interesse pela pesquisa científica e vê a participação neste evento como uma oportunidade de crescimento: “vários cientistas irão se encontrar e debater sobre suas pesquisas”, explica.

O professor Neri Júnior diz ter recebido com muita alegria a aprovação do trabalho de Dayane na Feira Brasileira de Jovens Centistas, por ser um evento nacional importante. Para Neri, a estudante já conseguiu um grande feito como finalista, estando agora na expectativa de uma premiação final. O professor destaca a importância da atuação do IFG, que, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, tem contribuído na formação de jovens cientistas. “O Instituto Federal tem tido um papel muito importante nesse processo”, afirmou.

Jovens pesquisadores

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual e está em sua segunda edição. A programação do evento contará com palestras, workshops e outras atividades, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros. Parte da programação do evento é aberta ao público em geral e outra parte é restrita aos inscritos. A programação está no link https://fbjc.com.br/programacao.php.

A FBJC é organizada por vários jovens pesquisadores, apresentados com seus respectivos currículos no link https://fbjc.com.br/quemfaz.php, no site da organização. Ao final do evento, haverá premiação de projetos por área.

Resumo expandido: A relação entre o corpo, as práticas corporais e a saúde na produção científica da Educação Física

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia