AMPLIAÇÃO

IFG Anápolis ganha refeitório e nova sala de convivência

A obra dos novos espaços utiliza tecnologia de construção pré-moldada e deverá ser finalizada até o final de setembro de 2021

• Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 12h58
O valor do recurso liberado para a construção foi de R$ 479.847,00

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis está em processo de ampliação de sua área construída. O câmpus  abriga neste momento a construção de duas novas unidades para atendimento de demandas da comunidade acadêmica. Uma será a nova sala de convivência para os alunos com área total de 43,20 m², que está sendo instalada ao lado do bloco 400, no gramado central. A outra, maior, ao lado do bloco 600, será um espaço destinado ao refeitório para a comunidade, com área total de 129,60m². Como será um espaço amplo, além de equipado com mesas e cadeiras para as refeições, terá um caráter multiuso e poderá receber outros tipos de atividades fora dos horários de alimentação. Ambos são climatizados com ar-condicionado, possuem tratamento para conforto térmico e acústico e amplas janelas para uma boa ventilação, além de toda estrutura elétrica.

O valor do recurso liberado para a construção foi de R$ 479.847,00, que corresponde ao custo total de aquisição dos doze módulos habitacionais. O IFG solicitou apoio dos deputados federais Célio Silveira (PSDB) e Rubens Otoni (PT) para que houvesse liberação de verba que custeasse a obra por meio de emendas parlamentares. O orçamento para a aquisição das salas modulares é oriundo da Emenda Impositiva 71100012, que acabou sendo aprovada por toda a bancada de Goiás na Câmara dos Deputados.

Por se tratar de uma tecnologia de construção pré-moldada, a obra em si tem sido realizada em um prazo bastante reduzido. As tratativas com as empresas envolvidas começaram no início do ano de 2021 e a fase de projetos contou com o apoio da Empresa Júnior do curso de Engenharia Civil da Mobilidade do câmpus, a IFENG -Engenharia e Consultoria, e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFG. Após os ajustes necessários junto à Comissão Local de Elaboração do Plano Diretor, a obra agora está em execução efetiva. Ela teve início oficialmente no último dia 26 de agosto e a previsão é de que a conclusão ocorra no próximo dia 30 de setembro.

ESPAÇOS PERMANENTES

A construção tem sido realizada a partir de salas modulares compostas de módulos habitacionais. Para a sala de convivência estão sendo utilizados três módulos habitacionais e, para o refeitório, são nove módulos habitacionais. Os módulos são produzidos com placa cimentícia com fibra de madeira, com cobertura metálica e revestimento termo-acústico. “Os espaços são permanentes, embora a sua finalidade possa ser reavaliada futuramente pela Comissão de Elaboração do Plano Diretor e pela comunidade, quando for possível a construção do Restaurante Estudantil, que continua sendo uma prioridade para o câmpus”, pontua a diretora-geral do IFG Anápolis, professora Elza Gabriela Godinho Miranda,

A diretora ressalta que a obra é de extrema importância para o IFG Anápolis uma vez que resulta de uma demanda da comunidade acadêmica estabelecida inclusive no Plano Anual de Trabalho (PAT) do câmpus. “Os alunos terão um espaço confortável, climatizado e destinado especificamente para o convívio e descanso deles, principalmente os que ficam no IFG o dia todo”, destaca a professora Elza Gabriela. “Já o espaço destinado ao refeitório será ainda mais relevante, pois além de ser climatizado, contará também com mesas, cadeiras, micro-ondas para que realizem as refeições com segurança, higiene e bem-estar, além dos outros usos que serão estabelecidos no cotidiano do câmpus para atendimento de outras atividades e até para o uso da comunidade”.

Confira a seguir algumas imagens da construção:

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis