Competição

Inscrições abertas para o VII Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé

A novidade é a possibilidade de a equipe apresentar até três protótipos de pontes construídas com palitos de picolé

• Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 16h04
  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 16h03
Competição será realizada no dia 10 de dezembro

A sétima edição do já tradicional Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) está com as inscrições abertas. Alunos de cursos técnicos de ensino médio, subsequente e superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), do IFG ou de outras instituições, têm até 6 de dezembro para inscrever a sua equipe. O concurso será realizado virtualmente e transmitido pelo canal Eventos – IFG Câmpus Formosa, no YouTube, no dia 10 de dezembro, a partir das 9 horas.

O concurso é organizado pelos professores de construção civil do Câmpus e visa submeter um protótipo de ponte construída com palitos de picolé e cola a uma carga crescente, até a sua ruptura. Desta forma, ganha a equipe que apresentar a ponte mais resistente. Com a atividade, os estudantes aplicam conhecimentos básicos de mecânica, de análise estrutural e de resistência dos materiais para resolver problemas de engenharia; projetam estruturas simples e representação de sistemas estruturais; e analisam o comportamento dos materiais sobre o carregamento.

As equipes podem ser formadas pela mescla de alunos de todos os níveis e séries de qualquer curso, preferencialmente da área de construção civil. No entanto, há regras diferentes para os grupos que não forem formados com, pelo menos, um integrante da graduação. Os participantes devem estar a par do edital.

A entrega dos protótipos das pontes e do memorial descritivo, em que constam informações sobre as etapas e materiais utilizados, deve ser feita no Câmpus Formosa do IFG, no dia 9 de dezembro, das 17h30min às 20 horas, ou no dia 10 de dezembro, antes do início do concurso.

Até 6 de dezembro

Entrega das pontes e memorial

9/12/21, das 17h30 às 20h, e 10/12/21, a partir das 8h.

Ensaio de ruptura das pontes

A partir das 9h do dia 10/12/21.

Resultado Final do VII Concurso de Pontes de Palito de Picolé

A partir do último ensaio, ainda no dia 10/12/21.

A ser marcada.

Além da premiação do time campeão com troféu e medalhas, também serão premiados com medalhas o vice-campeão, o terceiro lugar e a ponte com o melhor design.

Histórico

Na edição 2020 do Concurso, a equipe campeã e responsável pela ponte com o melhor design foi formada pelos estudantes de Engenharia Civil, Marcos Paulo Arantes da Silva e Wellington Ramos do Nascimento (Peso da ponte: 419g/Carga: 137,3Kg); o segundo lugar ficou com Aristeu Alves de Paiva Filho e João Vitor dos Santos Silva, também alunos de Engenharia Civil do IFG (Peso da ponte: 274g/Carga: 36,7Kg), seguidos pelo professor Alécio Mattana, na terceira colocação (Peso da ponte: 286g/ Carga: 49Kg).

Curso

O Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé ocorre simultaneamente à Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG (Secitec). Pensando nisso, o professor Agno Alves Vieira está promovendo o Minicurso de Ftool para Ponte de Palitos de Picolé para os participantes do Concurso, que será realizado no dia 6 de dezembro, das 14h às 16 horas, pela plataforma Google Meet.

Acesse aqui a página do evento.

Faça aqui sua inscrição no Concurso de Pontes de Palitos de Picolé e conheça toda a programação da Secitec 2021.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa