Câmpus Aparecida

Colóquio sobre educação, ciência, linguagens e artes integra programação da SECITEC no câmpus Aparecida de Goiânia

O encontro envolve as áreas de artes e humanidades do câmpus Aparecida de Goiânia, incluindo o Mestrado Profissional em Artes ProfArtes

• Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 20h39
  • Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 16h03

Durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) 2021, evento institucional que abrange todos os câmpus do IFG, a comunidade de Aparecida de Goiânia lança uma programação especial. Trata-se do I Colóquio Integrado de Educação, Ciência, Linguagens e Pesquisa em Artes. Ao todo serão 6 mesas com temas e participantes variados, entre professores e estudantes. Para participar, basta acessar o SUGEP (https://bit.ly/3od2ygq), se inscrever na SECITEC e depois de receber o E-mail de confirmação, se inscrever nas mesas do Colóquio.

Segundo os organizadores, essa programação é resultado do diálogo entre diversas áreas no âmbito do ensino e pesquisa, e é uma iniciativa conjunta entre o Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NEEL), o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), a Licenciatura em Dança e pesquisadores do projeto de pesquisa “A produção sobre interdisciplinaridade no contexto da educação profissional”.

Assim, conforme ressalta a professora Giovana Consorte, da Licenciatura em Dança, que é proponente de atividades em duas mesas, o Colóquio é “um espaço para troca de saberes e experiências sobre educação, linguagens e arte dentro da semana de ciência e tecnologia do campus. É um espaço para socializar nossas ações entre nossos pares e também com a comunidade, visto que nosso evento é aberto justamente para contemplar estudantes e a comunidade externa”.

O coordenador do Mestrado Profissional em Artes, Prof. Alexandre Guimarães, ressalta a pertinência do colóquio para as diferentes áreas de conhecimento no campus: "mesmo em tempos de esgotamento físico e mental, em função do excesso das atividades de trabalho e estudo no modelo remoto, manter a SECITEC é um sinal de resistência e vontade de continuar. Como ação de permanência e demonstração à comunidade local do volume, do compromisso sócio-político e da qualidade da produção oriunda de nossas áreas específicas de Artes e Linguagens - a exemplo, a oferta do primeiro mestrado no Campus Aparecida de Goiânia - criamos momentos específicos para discutir a investigação stricto sensu aplicada ao Ensino de Artes, por meio de apresentações de relatos de pesquisas de nossos mestrandos."

As atividades do colóquio acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, sempre online, como toda SECITEC, e se dirige a um público bastante heterogêneo, uma vez que a primeira mesa, por exemplo, tem como proposta apresentar o projeto de ensino de leitura do livro ilustrado realizado com alunos do Ensino Médio Integrado, Educação de Jovens e Adultos e Pedagogia Bilíngue. Além da exposição sobre o projeto, haverá espaço para que os participantes da ação possam fazer seus relatos de experiência à comunidade.

São organizadores deste projeto, os professores Josiane Lima e Thiago Cardoso e a equipe envolve docentes e estudantes da Pedagogia Bilíngue, da Licenciatura em Dança, do Mestrado em Artes e das áreas comuns dos demais cursos do câmpus.

Abaixo, a programação completa.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia