Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão 

III Workshop do Escritório de Estímulo às Incubações inicia-se hoje

Programação segue durante a tarde desta quinta-feira e amanhã, 24

  • Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h54
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h05
III Worshop do Escritório de Estímulo às Incubações ocorre durante a Semana de Inovação do IFG
III Worshop do Escritório de Estímulo às Incubações ocorre durante a Semana de Inovação do IFG

A manhã de hoje, 23, foi marcada pela abertura oficial do III Workshop do Escritório de Estímulo às Incubações, cujo tema é Trilhas da Incubação. Gestores, professores, servidores técnico- administrativos da Reitoria e dos câmpus participaram do evento, que ocorre no Centro de Referência em Pesquisa Inovação (CiteLab) do IFG. 

O diretor Executivo do IFG, José Carlos Barros Silva, participou como representante da Reitora, Oneida Barcelos Irigon, e destacou que a incubadora é “justamente pegar uma ideia e desenvolvê-la junto com uma equipe. Aqui a gente vê a possibilidade do conhecimento chegar na comunidade. Muito obrigada pela presença e um bom evento a todos”, afirma o professor. 

Presente à mesa de abertura, o Pró-Reitor de Extensão, William Batista, destacou que é importante retomar as atividades e que aqui é um espaço que está sendo construído a várias mãos: a pesquisa, o ensino e a extensão. É um espaço aberto às reais necessidades da comunidade”, comenta. 

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Thaís Amaral e Sousa,  destaca que esse tipo de evento é muito importante para promover a integração. E que ao falarmos em núcleo incubador estamos falando em desenvolvimento social. “Temos a pesquisa, temos o ensino e temos a inovação. Aqui a gente favorece para que a pesquisa chegue à sociedade”, finaliza. 

A Diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas da Proex, Lillian Pascoa, deu as boas-vindas aos participantes destacando que o objetivo deste Workshop é formação de toda a equipe, debater o próprio Escritório, discutir conceitos e metodologias e outros. 

 

Palestra

Após a fala dos gestores, foi realizada uma palestra com o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Francisco Rapchan. Ele falou sobre a experiência das incubadoras no seu instituto.  Segundo o professor, “As empresas juniores são braços importantes das incubadoras, precisam estar ligadas a elas”, afirma. 

Ele conta que tem  várias empresas incubadas no Instituto e que duas dessas empresas só desenvolvem projetos por meio da Embrapii. “E aí tem vantagens enormes. Você pega uma grande empresa, ela contrata a Embrapii para desenvolvimento de um tecnologia. Se você coloca uma microempresa nessa cadeia de solução, então tem uma série de vantagens. Vale a pena ficar mapeando o que a Embrapii está fazendo, surgiu uma oportunidade você coloca uma empresa incubada envolvida”, afirma. 

“Qual é o negócio do Instituto Federal?”, pergunta o professor. “Nosso negócio é educação, nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Uma empresa de educação com selo de uma incubadora IFG já sai na frente”, comenta.

 

Programação

Na tarde desta quinta-feira,  às 14h30, será realizada uma roda de conversa com o tecnólogo em Cooperativismo, Fernando Antônio Ferreira Bartholo, e os docentes Carlos Hoelzel e Jaqueline Vilas Boas Talga, todos servidores da Universidade Federal de Goiás. Os convidados vão falar sobre o tema “Experiência de Incubação Social”. Mediará a roda de conversa o professor do IFG, Neville Vilasboas e Santos.

Na sexta-feira, último dia do evento, a partir das 9h, será realizada a palestra “Trilhas da incubação: conceitos, fundamentos e metodologias”, com o professor do IFES, Francisco Rapchan. A diretora Lillian Pascoa será a responsável pela mediação do evento.

Veja a programação do evento e mais informações. 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria 






Fim do conteúdo da página