Gestão

Membros do Consup participam da primeira edição de capacitação voltada para os novos integrantes do conselho

• Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 15h47
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 10h52
Membros do Conselho Superior participam da capacitação

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou na tarde desta quarta-feira, 17, a primeira edição de uma formação voltada aos conselheiros, titulares e suplentes do Conselho Superior (Consup) da Instituição. A capacitação, que é realizada de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, tem como público principal os novos membros eleitos da instância. A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH), por meio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP).

A formação teve início nesta quarta-feira, 17, e terá mais um encontro no dia 19 de agosto. Neste primeiro dia, um dos temas discutidos foi “A evolução da educação profissional no Brasil, uma análise dos marcos normativos que antecederam a Lei nº 11.892/2.008 e as lutas do presente”. O responsável por essa etapa da capacitação é o professor do IFG, Weber Tavares da Silva Júnior.

Além dessa temática, está prevista para esta tarde uma outra parte da formação. O tema discutido será “As atribuições, competências e funcionamento das câmaras consultivas e comissões do Consup. A tramitação dos documentos e das proposições. O funcionamento das sessões, das votações e das deliberações das matérias. Regimento Consup”. O responsável pela apresentação será o professor do IFG, Wanderley Azevedo de Brito.

No dia 19 de agosto, será realizada a última etapa da formação. Na ocasião, o professor Diego Trindade D'Avila Magalhães, da Universidade Federal de Goiás, será o responsável por apresentar o tema “O papel do conselheiro como representante de uma categoria, a importância da representatividade. Atuação de conselheiros de instituições federais de ensino superior: visão global nas rotinas de conselheiros.”

Consup

O Conselho Superior do IFG é o órgão máximo da Instituição. De caráter consultivo e deliberativo, competente para aprovar o plano de desenvolvimento institucional, apreciar as contas do exercício financeiro, aprovar o projeto político-pedagógico, dentre outros. Além da representatividade da comunidade docente, discente, dos servidores técnico-administrativos, conta também com representantes da sociedade civil, entidades patronais, egressos e Ministério da Educação, conforme o disposto no estatuto do IFG. Para conhecer os membros atuais, clique aqui.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.