ENSINO

Plenária aprova uma nova proposta didático-pedagógica para os cursos técnicos integrados do IFG

O texto seguirá para apreciação e aprovação do Conselho Superior. IV etapa foi realizada na Reitoria e transmitida pelo canal da EaD no YouTube

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  • Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 16h41
  • Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 13h17
 IV etapa foi realizada na Reitoria do IFG e foi transmitida pelo canal da EaD no YouTube
IV etapa foi realizada na Reitoria do IFG e foi transmitida pelo canal da EaD no YouTube

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou entre os dias 14 e 17 de março a IV etapa da Plenária para apreciação da minuta das Diretrizes Curriculares e Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG. Essa última fase das discussões a respeito do documento, assim como aconteceu com as outras, foi realizada no miniauditório da Reitoria do IFG e transmitida pelo canal da EaD IFG, no YouTube. Com o encerramento e a aprovação da minuta, o documento seguirá para análise do Conselho Superior (Consup) ainda no primeiro semestre de 2023. 

Como explica a diretora de Políticas em Educação Básica e Superior da Pró-Reitoria de Ensino, professora Karla Ferreira Dias Cassiano, “a plenária aprovou uma nova proposta didático-pedagógica para os cursos técnicos integrados. O documento apresenta diretrizes que orientarão os Projetos Pedagógicos de Curso em direção à materialização do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFG”. Ainda de acordo com a docente, “com a reformulação dos projetos, o IFG ofertará cursos técnicos que integram ciência, cultura e mundo do trabalho em busca de uma formação integral dos estudantes no âmbito da Educação profissional. ” 

Para a diretora de Políticas em Educação Básica e Superior do IFG, “a Plenária possibilitou o debate sobre questões centrais que estruturam a organização curricular dos cursos técnicos no IFG, tais como: carga horária dos cursos, estágio curricular, articulação ensino, pesquisa e extensão”.  Como explica Karla Cassiano, “ao aprovar uma nova proposta didático-pedagógica para os cursos técnicos, por meio de um trabalho coletivo e de um processo democrático, acreditamos que o objetivo central foi alcançado”. 

 

 

Participantes

Participaram das quatro etapas da Plenária representantes do Fórum dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do qual fazem parte integrantes da “Formação Básica” por área do conhecimento (Linguagens; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza; Matemática) e da “Formação Técnica”. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex), com as chefias dos departamentos de áreas acadêmicas; as gerências de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex); os representantes docentes, técnico-administrativos e discentes; e comissões locais dos câmpus também participaram da Plenária. A mesa diretiva das etapas da Plenária foi formada por representantes do Fórum, do Conepex e integrantes da Proen.

 

Karla Cassiano (diretora de Políticas em Educação Básica e Superior), Maria Valeska (pró-reitora de Ensino) e Kênia Hidalgo (pedagoga) da Pró-Reitoria de Ensino do IFG participam  da Plenária 

 

Nas três primeiras etapas da Plenária, realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2022, foram apreciados 115 artigos dos 174 presentes na Minuta das Diretrizes Curriculares e Didático-Pedagógicas do Ensino Médio Integrado. Nessa IV etapa, os participantes concluíram a discussão sobre a minuta. O texto em questão constitui uma orientação institucional para elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ensino Médio Integrados do IFG, no que diz respeito à organização curricular e didático-pedagógica dos cursos.

 

 

Acesse a página sobre o Currículo Integrado no IFG.

Confira como foi a Plenária no YouTube: https://www.youtube.com/c/EaDIFGoficial 

 

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Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.