Competição

Equipe GynBot Yotta é premiada na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os estudantes ganharam medalhas e conquistaram o prêmio de melhor equipe Maker

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 16h55
  • Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 15h41
Alunos exibem o robô Mosca, construído com peças produzidas por impressora 3D e peças de descarte eletrônico

Equipe GynBot Yotta, composta por alunos do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia do IFG, conquistaram o prêmio Maker na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2017), realizada no último sábado, 2, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os estudantes Felipe Prado, Joiro Gomes, Ítalo Porto e André Fiusa receberam medalhas de ouro na categoria Maker, na competição prática, com a criação de um robô construído pelos próprios alunos.

A modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica visa premiar a melhor equipe capaz de construir um robô, utilizando materiais integralmente elaborados pelos estudantes ou kits robóticos pré-fabricados. Na competição, os robôs desenvolvidos enfrentam diversos desafios e precisam estar aptos a atender as tarefas programadas na disputa.

De acordo com o aluno e integrante da equipe GynBot Yotta, André Fiusa, eles desenvolveram um robô seguidor de linha batizado de “Mosca”. Para ele, o diferencial que garantiu a vitória foi a inovação aplicada na construção do robô.

Diferentemente dos outros grupos competidores que construíram robôs de Lego, a equipe do IFG elaborou as peças do robô com uma impressora 3D, também construída pelos estudantes. Além disso, reaproveitaram partes de peças de computadores e também utilizaram softwares livres para elaborar o próprio sistema de automação. “É a primeira vez que o IFG participa da modalidade prática da OBR. E foi maravilhoso ver que a gente conseguiu se destacar das demais equipes”, ressaltou o estudante André Fiusa.

OBR

Neste ano, a equipe GynBot Yotta do IFG marcou presença nas várias etapas da Olimpíada Brasileira de Robótica. Na fase 1 da etapa teórica da competição, destinada aos alunos do ensino médio (nível 5), 94 alunos fizeram a prova da primeira fase da olimpíada no dia 2 de julho, no Câmpus Goiânia. Ainda na modalidade teórica, cinco alunos foram classificados e realizam a prova da fase 2 da Olimpíada, no dia 25 de agosto, no Câmpus Samambaia da UFG.

A equipe, que foi vitoriosa na etapa estadual na categoria maker da OBR, participará da fase nacional da olimpíada, marcada para 7 a 11 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba. Na ocasião, a equipe do GynBot Yotta fará uma visita técnica na etapa nacional, mas não irá competir.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.