Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Saúde

Grupo de Vivências trabalha alimentação voltada para os sentimentos

Nova turma está prevista para ocorrer em outubro, no IFG- Câmpus Goiânia

  • Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h25

A segunda turma do grupo de Vivências, projeto criado pelo Subsistema Integrado de Promoção à Saúde (Siass IFG/ IF Goiano) encerra suas atividades na manhã de hoje, 6. Uma oficina de culinária foi realizada na cozinha da casa onde está instalada a Pró-reitoria de Extensão (Proex), em Goiânia. A ideia dos encontros é falar sobre hábitos alimentares saudáveis aplicados no dia a dia de cada um, de acordo também com as personalidades definidas pela Ayurveda (ciência milenar indiana, a ciência da vida). O grupo é conduzido pela médica do Siass, que é nutróloga e estudante da Ayurveda, Paula Christina de Abrantes Figueiredo.

“Trata-se de uma oficina culinária que fazemos como finalização do grupo de Vivências, apresentando novas opções de lanches e alimentos para o dia a dia, buscando integrar sabor, praticidade, alimentação saudável e natural”, informa a médica. O grupo, que nessa turma é formado por sete servidores, tem como objetivo “trazer mais conscientização sobre a alimentação”, diz.

A assistente social da Proex, Mônica de Oliveira Fernandes, está participando pela primeira vez dos encontros. Ela se diz satisfeita com o resultado, pois queria conhecer melhor os alimentos e suas combinações, para saber aplicá-los na sua rotina diária. “É interessante, porque além da alimentação também estamos trabalhando nosso autoconhecimento. Você consegue saber o que comer para controlar suas emoções. E já estou conseguindo fazer essa relação com os alimentos”, afirma.

Na oficina culinária de hoje, as alunas aprenderam a fazer, entre outras coisas, Homus de grão-de-bico e Thaine (creme ou pasta feito de sementes de gergelim). Uma das dicas da médica é deixar o grão-de-bico de molho por três horas, depois cozinhá-lo por meia hora. E o grande segredo é tirar a casquinha antes de continuar a receita, pois “a casca bloqueia a retenção de nutrientes importantes para a tireoide, como iodo e zinco, além de aumentar os gazes intestinais”, diz.

 

Terceira turma

A cada nova turma são desenvolvidas ações em grupos de até 12 pessoas, com duração de três a quatro horas por encontro. A que se encerrou nesta quarta-feira era formada por servidores da reitoria do IFG. Nova turma está prevista pra ser aberta no Câmpus Goiânia, com encontros no mês de outubro, às quartas-feiras, das 9 às 12 horas.

É preciso se inscrever para participar do grupo, por meio de formulário de inscrição online. Pelo cronograma, as ações serão realizadas na sala de reuniões da área IV do Câmpus Goiânia, sendo o primeiro encontro no dia 4 de outubro, que vai tratar da Influência da natureza na fisiologia do corpo humano - conceitos da medicina Ayurvédica. O segundo encontro, dia 11, abordará os Sabores e sentimentos - a sua influência no comportamento; já o terceiro, dia 18, falará sobre a Consciência e a alimentação - você tem fome de quê?. E para encerrar, no dia 25, será realizada a oficina culinária com opções de petiscos para saciedade.

 

Grupo

O grupo de Vivências é uma estratégia de promoção da saúde de forma integral, holística, com foco na otimização da saúde física, mental e espiritual. É aberto para todos os servidores do IFG e IF Goiano, especialmente os que estejam com excesso de peso e/ou pretendem fazer reeducação alimentar e mudança de hábitos alimentares e de vida.

“A metodologia utilizada é a problematização das questões capazes de interferir no comportamento alimentar e na psiquê dos indivíduos, gerando condicionamentos e atitudes automáticas”, informa Paula. O grupo de Vivências foi criado após uma pesquisa nutricional realizada com os servidores do IFG e que constatou que praticamente a maioria deles estão acima do peso. “Percebemos que os servidores estavam com vitalidade baixa e achando que está tudo ótimo. Eles sentem fadiga, raiva, dor de cabeça”, conta Paula.

Os temas estão relacionados ao Ayurveda, que entende como os elementos da natureza se expressam dentro do indivíduo, permitindo o equilíbrio do corpo de acordo com a sua composição, natureza, aspectos relacionados ao clima, ambiente e alimentação. Paula indica dois livros interessantes que abordam os temas: Sabores da Harmonia e Nutrindo seus Sentidos, da autora Laura Pires.

 

Mais informações e inscrições acesse a página eletrônica do Siass, por meio de link disponível na aba Servidor do portal institucional.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página