Gestão de Pessoas

37º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos é aberto com presença de reitores

Programação segue até sexta-feira, 15, com diversas atividades para os servidores

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 08h14
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 17h19

Cerca de 700 servidores de instituições federais de ensino de todo país estão reunidos durante toda essa semana em Goiânia para o 37º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). A abertura oficial do evento foi realizada na noite de ontem, 12, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A noite foi aberta com o show da Banda Pequi e depois foi feita a abertura oficial do evento.

Presente à mesa diretiva, o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva, ressaltou a importância da parceria entre as três instituições goianas: IFG, UFG e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na realização de eventos como este. “Todos os dias enfrentamos desafios para atender às demandas das nossas instituições. Essa é uma boa hora para aproveitarmos as oportunidades para crescer”, disse o reitor.

A fala do reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, foi ao encontro da fala do professor Jerônimo, de que a tradição em Goiás é de cooperar. “Temos um grupo de dirigentes pensando juntos a educação federal no Estado. E mesmo nos momentos de crise não nos deixamos nos abater, temos capacidade de resistir”, afirma Orlando.

Presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos (CNDP) e diretora do Departamento de Pessoal da UFG, Maruska Vaz Sansaloni, ressaltou durante o evento que as parcerias entre as instituições devem ser cada vez mais estruturadas e que o tema desse ano reflete a realidade que o país vive e que “as oportunidades somos nós que criamos. Vamos socializar nossas experiências para avançarmos na nossa área”, afirmou a servidora.

Estiveram presentes na solenidade os inscritos no Encontro, o pró-reitor substituto de Desenvolvimento Institucional do IFG, Amaury França Araujo, a diretora substituta de Recursos Humanos, Sandra Ferreira, além de servidores e gestores do IFG e das instituições parceiras.

Programação

O tema do evento esse ano é: Oportunidades e Desafios da Gestão de Pessoas nas Instituições Federais de Educação (Ifes). Pela programação, que começou na tarde de ontem, 12, já foram realizadas reuniões com integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde (Siass), do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), com integrantes ligados ao Conif e outros ligados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Em consonância com o tema do Encontro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, que representou o reitor, Vicente Pereira de Almeida, afirmou que “é impossível dissociar a pessoa do profissional. É muito complexo ser um gestor de Gestão de Pessoas nas instituições, muitas vezes temos que tomar decisões sozinhos, é difícil, mas aqui vemos que não estamos sozinhos”, ressaltou.

As atividades desta quarta-feira, 13, começam às 8h30, com o credenciamento. Às 9 horas será realizada a palestra Novas desafios da gestão de pessoas frente a terceirização no setor público, a ser ministrada pelo professor Eduardo Carmello. Após, às 10h30, haverá quatro mesas-redondas ocorrendo simultaneamente, com os temas: Siass, Mediação de Conflitos, Terceirização e Dimensionamento Mediador.

No período da tarde, às 14 horas, será realizada a palestra Capacitação Baseada em Competências e Habilidades: Desafios e Tendências, com a professora Gardênia Abbad, da Universidade de Brasília (UNB). Às 15h30 haverá uma Café com Ideias com apresentação de banners. Após, às 16 horas, será realizada a palestra Projeto clima organizacional e bem-estar em IES brasileiras, com a palestrante Ana Claudia Souza Vazquez, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Às 17h30 haverá mesas-redondas acontecendo simultaneamente, que vão discutir Processo Eletrônico Nacional (PEN), Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Competências, Gestão de Riscos.

O Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino é o principal evento da área de recursos humanos das Ifes, realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação local de uma dessas instituições.

Premiação

Ao final do evento, o IFG recebeu um prêmio referente a experiência desenvolvida na instituição intitulada "Campanha de Prevenção de Combate e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual". A campanha teve como principal meta a definição de subsídios para a proposição e efetivação de uma política institucional permanente de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no IFG. A servidora Rose Helen Shimabuku também recebeu premiação como a melhor comunicação oral do eixo qualidade de vida do evento.

Mais informações, acesse a página eletrônica do evento.

Veja a programação completa.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.