Edição do projeto Viva o Livro é sucesso no Câmpus Anápolis

Ação propõe incentivo à leitura e produção de livros para estudantes da Rede Pública de Educação

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 14h37
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 07h44

Leitura, poesia, música, palestra, exposição e sorteio de livros. Foi muito rica a experiência do projeto Viva o Livro: interação entre autores e estudantes da rede pública em edição realizada no teatro do Câmpus Anápolis. Aproximadamente 300 alunos de três escolas públicas de Anápolis participaram da ação cujo objetivo principal é incentivar a leitura e informar sobre o processo de pesquisa e escrita até a publicação de uma obra. Os participantes são estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, Colégio Estadual Doutor Mauá Cavalcanti Sávio e Colégio Estadual Plínio Jaime. Houve também uma participação toda especial de membros da União Literária Anapolina (ULA) e Academia Anapolina de Letras (AAL).

"É sempre bom falar com jovens, pois é uma forma de motivá-los para a leitura. Foi muito boa essa iniciativa do IFG, é esse o caminho", elogiou Natalina Fernandes da Cunha, presidente da ULA, que aproveitou a oportunidade para explicar como a entidade dá orientação e suporte técnico a quem tem interesse em escrever e publicar uma obra literária. A escritora esteve no Câmpus Anápolis acompanhada dos colegas Simone Athayde, Izildinha Porto, Elaine Machado, Giovani Tronconi e Roberto Brenner que, juntos, promoveram momentos de poesia e música, trazendo muita alegria aos presentes (veja um desses momentos no vídeo aqui). O projeto agradou o público. O aluno Rafael Cândido, de 17 anos, por exemplo, considerou o evento como "bom e interessante" e afirmou que toda turma dele, o 2º ano do Colégio Estadual Doutor Mauá Cavalcanti Sávio, ficou muito satisfeita em participar.

Projeto Viva o Livro

A ação é promovida pelo IFG, por meio da sua Editora, e faz parte do projeto de extensão Viva o livro: interação entre autores e estudantes da rede pública, direcionado para estudantes da Rede Pública de Ensino. A programação inclui palestras ministradas por autores de obras publicadas pela Editora IFG. Além do Câmpus Uruaçu, que recebeu a ação no último dia 4, e do Câmpus Anápolis, no dia 20 de outubro, o cronograma é o seguinte: 9 de novembro (Câmpus Luziânia) e 20 de novembro (Câmpus Itumbiara).

Para o Câmpus Anápolis foi escolhido como palestrante Renato Araújo, autor de No descompasso da metrópole: estudo sobre a dinâmica espacial da região metropolitana de Goiânia. O tema da palestra foi "Da vida ao livro – a história de uma autoria". O projeto Viva o Livro, proposto pelo revisor de textos da Editora, Olliver Mariano Rosa (foto abaixo à esquerda), conta com recursos da Pró-Reitoria de Extensão.

Ao todo, são 17 pessoas envolvidas diretamente no projeto, além das escolas participantes, que vão levar seus estudantes até as unidades do IFG. Os câmpus contam com a atuação local de professores e de bolsistas tanto do ensino médio quanto da graduação. Em Anápolis o trabalho foi coordenado pela professora Aline Gomes da Silva e pelo estudante Daniel de Oliveira Braga e teve a colaboração voluntária de alunos do curso técnico integrado em Comércio Exterior e de Engenharia Civil da Mobilidade.

Confira galeria de fotos no Facebook do Câmpus Anápolis aqui

Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Anápolis com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.