Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Encontro de Professores

Plenária encerra II Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais

Evento contou com a participação de cerca de 40 docentes, representando 17 estados

  • Criado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 18h12
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h57

A plenária realizada na tarde desta sexta-feira, 10, encerrou o II Encontro Nacional de Professores de Artes dos Institutos Federais, evento que durou três dias e ocorreu em paralelo ao XIV Festival de Artes de Goiás, na cidade de Itumbiara (GO). Juntos, os educadores discutiram vários temas pertinentes ao ensino de artes nos IFs, compartilharam experiências exitosas e apresentaram propostas para fortalecer a representatividade dos professores da área junto às instâncias superiores da Rede Federal.

O II Encontro de Professores teve início no dia 8 de novembro, com debate sobre o tema “Ética e poética de resistência: o ensino de artes nos IFs”, e diálogo com a presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (Faeb), Leda Guimarães. No dia seguinte foram realizados grupos de trabalhos temáticos, momento no qual os participantes do Encontro e do Festival compartilharam o que tem sido produzido no campo das artes visuais, teatro, dança, música, audiovisual, literatura e interartes. Já na manhã do último e terceiro dia, foi a vez de se tratar mais especificamente dos pilares ensino, pesquisa e extensão. 

Desses momentos surgiram várias contribuições, muitas das quais compõem um documento indicatório final que será encaminhado aos reitores dos institutos federais e também ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Entre as proposições estão a criação de núcleos de arte nos câmpus; estratégias nacionais de reconhecimento e divulgação da importância do ensino de arte nas escolas; integração regional dos professores; bolsas de iniciação científica para pesquisas em arte; espaços físicos com infraestrutura que atenda às demandas do ensino de arte e o reconhecimento do encontro de professores como fórum de discussão permanente.


Organização
O Encontro de Professores deste ano foi organizado por um grupo de 18 professores dos institutos federais das cinco regiões do país. E segundo a coordenadora do grupo, professora Mônica Mitchell, o ponto positivo desta edição foi possibilitar aos participantes não só momentos de discussão e reflexão, como também de apreciação de espetáculos e da produção artística dos demais colegas da Rede Federal.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página