Gestão

Reitor do IFG participa de reuniões com a finalidade de firmar acordos audiovisuais entre Goiás e Cuba

Em Cuba, reitor do IFG se reuniu com o reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suárez

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 09h04
  • Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 09h15
A delegação participou de reunião com o reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suárez

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, participou, junto com uma delegação acadêmica do IFG e da Universidade Federal de Goiás, de uma rodada de conversas com o objetivo de firmar convênios e acordos de cooperação técnica com a Universidade de Havana, o Instituto de Cubano de Rádio e TV (ICRT), Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) e a Escola Internacional de Cine e TV de Cuba (EICTV). Numa dessas reuniões, a delegação se reuniu com o reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suárez.

Do IFG, além do reitor, participou das reuniões o diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, Sandro di Lima. Da UFG, participou a diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Angelita Lima. Todos foram a convite da Manifesto - Mostra de Cinema Político, responsável pela articulação da agenda de reuniões em Havana.

Primeiras reuniões

A Manifesto, uma realização da Balaio Produções e Vietnam Filmes, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (Seduce), promoveu dois encontros acadêmicos no mês de outubro, em Goiânia,  com a participação dos convidados internacionais, Daniel Diez Castrillo, fundador da TV Serrana e professor da Universidade de Havana; Pablo Garcia Barbán, diretor da TV Serrana; Luis Guevara Polanco, coordenador-geral do Grupo de Criação da TV Serrana; Lazara Herrera, diretora da Oficina Santiago Álvarez, do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC); Rafael de Jesus Ramirez, coordenador da Cátedra de Humanidades da EICTV e Marlen Ruiz, produtora da Escola Internacional de Cine e TV de Cuba (EICTV).

Essas primeiras reuniões com as instituições de ensino superior de Goiás lançaram as bases para os acordos internacionais que propõem o intercâmbio de pesquisadores, estudantes, docentes e sábios populares; o desenvolvimento de projetos de formação e pesquisa; distribuição de conteúdos e coprodução de obras audiovisuais.

O diretor do Câmpus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás e um dos fundadores do Curso de Cinema e Audiovisual desta instituição, Sandro di Lima, também estabeleceu contatos com os representantes das instituições internacionais mencionadas. “A parceria que buscamos com as instituições audiovisuais e de cinema de Cuba não se restringe à troca de experiências no campo da educação, mas acima de tudo nos interessa estimular redes alternativas de pensamento contra hegemônico, experimentação de linguagens e estéticas, e criação de dinâmicas narrativas voltadas para o fortalecimento da identidade latino-americana”, afirma Sandro di Lima.

Segundo a diretora da FIC, Angelita Lima, a parceria construída é uma “ação política forte em favor do intercâmbio de conhecimento na área do Jornalismo Cinematográfico e da produção audiovisual independente e comunitária para criar projetos conjuntos de pesquisa, circulação e produção de conteúdos, abrindo espaço para novos olhares e pensamentos da América Latina”.

Diretoria de Comunicação/Reitoria.

Com informações de Claudia Nunes, Assessoria de Imprensa.