IFG celebra Protocolo de Intenções com escola de teatro da Espanha

O objetivo é desenvolver projetos em conjunto e que envolvam estudantes e servidores de ambas as instituições

• Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 11h56
  • Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 15h37
Gerley Lopes, Suelene Vaz, Adriana Reis, Jerônimo Rodrigues, Antònio Gómez Casas, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, Giovana Consorte de Souza e Rousejanny da Silva Ferreira (da direita para a esquerda)

Protocolo de Intenções entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a escola espanhola Aula Municipal de Teatro de Lleida, firmado na manhã de hoje, 5, vai implementar ações conjuntas para desenvolver projetos acadêmicos, científicos e culturais que envolvam estudantes e servidores de ambas as instituições. Assinaram a cooperação, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e o gerente responsável pelos projetos artísticos de Lleida e diretor da Companhia espanhola Inestable 12, Antònio Gómez Casas. A reunião para assinatura do documento ocorreu no gabinete do reitor.

“É muito importante essa parceria, que surgiu a partir de uma ação de extensão. É mais uma que firmamos com uma instituição espanhola, a exemplo das parcerias que temos com a Universidade de Salamanca, com a Universidade de Vigo e com a Universidade de Santiago de Compostela”, ressalta o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, reconhecendo a importância das parcerias com as instituições estrangeiras para o processo de consolidação da internacionalização do IFG e das ações de mobilidade acadêmica. O protocolo resulta de um projeto de extensão realizado no Câmpus Aparecida, chamado Pontes para a Dança, sob responsabilidade das professoras do curso de licenciatura em Dança Rousejanny da Silva Ferreira e Giovana Consorte de Souza. O Protocolo de Intenções terá vigência de três anos e será renovado automaticamente por mais dois anos.

Na reunião de hoje, estiveram presentes também a diretora-executiva, professora Adriana Reis, a coordenadora de Relações Internacionais, professora Suelene Vaz, a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes, a diretora-geral do Câmpus Aparecida, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira e as professoras envolvidas no projeto de extensão. Além de assinar o acordo, o professor Antònio Gómez veio ao Brasil para também para dirigir o espetáculo 'Q', com o Corpo Composto - grupo de dança formado por alunos do ensino médio e do curso de licenciatura de Dança do Câmpus Aparecida. “É um espetáculo muito bonito, muito forte. Os alunos tem muito talento. O projeto Corpo Composto é um projeto muito bacana”, destaca Antònio. A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia elogiou o trabalho do grupo de dança Corpo Composto: “é um grupo muito atuante, que nos dá muito orgulho e que, inclusive, já se apresentou fora de Goiás”.

Pelo cronograma de ações, o professor espanhol ficará no Câmpus Aparecida até dia 13 de maio, com a atividades e ensaios do grupo Corpo Composto. No dia 5 será realizada a pré-estreia do espetáculo 'Q', no Teatro Cidade Livre, em Aparecida, sendo a estreia, no dia 11 de maio, às 20 horas, no Teatro Sonhus, que funciona dentro do Colégio Lyceu, em Goiânia. Entre os dias 23 de junho e 27 de julho, a professora Giovana viajará para a Espanha, para visita à instituição Lleida.

A Aula Municipal de Teatro de Lleida é um centro de formação teatral da cidade (Lérida ou Lleida), que combina a formação do artista nas perspectivas recreativas e profissional, e atua desde 1981. A instituição oferta aulas teatrais para crianças e jovens, criando um espaço adequado para a experimentação, criação e desenvolvimento integral da pessoa.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.