Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
MINICURSO

Graduandos da Licenciatura participam de minicurso sobre a vida acadêmica

Criado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 10h49 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 14h27

Entre o conteúdo abordado estava a escrita científica, rotina de estudos e administração do tempo

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico? Quais os hábitos influenciam positivamente na condução da carreira acadêmica? E o que é necessário para se tornar um cientista? Essas e outras perguntas foram respondidas recentemente, no minicurso Introdução à vida acadêmica: estudos, pesquisas e desafios; realizado no IFG Câmpus Itumbiara com os ingressantes do curso de Licenciatura em Química.

As atividades foram realizadas em dois dias, e a condução foi feita pelas professoras Dalva Ramos e Luciene Correia, e pelos técnico-administrativos Pedro Henrique, Roberta Ponciano e Rosiane Gonçalves. Sobre a vida acadêmica, os estudantes aprenderam a citar corretamente um autor, evitando assim o plágio, quais são as etapas de desenvolvimento de uma pesquisa, como organizar o local de estudo de modo a evitar distrações. E também práticas para uma vida científica, que incluem: persistência, iniciativa, aprendizado contínuo, respeito às críticas, compartilhamento do conhecimento, entre outros. 

Quanto à administração do tempo, os ministrantes compartilharam alguns exercícios práticos. Confira abaixo:

  • Comece
    Quantas vezes você passou mais tempo evitando fazer uma tarefa do que de fato fazendo ela? A lógica é simples: quanto antes você começar, antes irá terminar.
  • Mãos à massa!
    Crie uma rotina: estabeleça momentos para fazer tarefas diárias, como responder e-mail, e faça isso no mesmo horário todos os dias.
  • Não se comprometa com atividades que não são importantes
    Mês que seja só daqui a um ano, elas ainda vão ocupar o seu precioso tempo.
  • Divida tarefas grandes
    Crie séries de objetivos para tarefas muito grandes para tornar mais fácil inseri-los em sua agenda.
  • Termine o que você começou
    Nada de começar uma tarefa e deixar para depois na metade. ‘Acabativa’ é tão importante quanto ‘iniciativa’ em qualquer dinâmica sobre administração do tempo.

 


Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página