Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ensino

Graduanda da Licenciatura ensina alunos da EJA a produzir queijo muçarela

Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 15h16 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h14

 A oficina prática faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Mariana Moraes

Estudantes de todas as turmas da EJA participaram da oficina
Estudantes de todas as turmas da EJA participaram da oficina

 

Entre os dias 3 e 5 de outubro, a graduanda do curso de Licenciatura em Química, Mariana Moraes, conduziu uma oficina prática nos laboratórios do IFG Câmpus Itumbiara, onde ela ensinou os alunos do curso Técnico em Agroindústria a produzir queijo. A oficina faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Mariana, intitulado “Produção de Queijo, uma Proposta de Oficina Temática Para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos”.

As atividades foram conduzidas pela graduanda Mariana (que trabalha em uma indústria de laticínios de grande porte na cidade) e acompanhadas de perto pelo professor orientador Leonardo Magalhães de Castro, que explica que o objetivo do trabalho é “o incremento de atividades temáticas no desenvolvimento de conteúdos da área de química para o público da EJA”.

Segundo Leonardo, os alunos do Técnico em Agroindústria participaram plena e satisfatoriamente da oficina, que se desenvolveu durante três dias: no primeiro houve explanação teórica sobre os processos de fabricação do queijo e sua relação com conceitos da química. Na aula seguinte iniciaram as atividades de preparação da massa e fabricação do queijo. No terceiro e último dia ocorreu a filagem, que “é o processo onde se promove modificações mecânicas da massa pela ação da temperatura alta permitindo assim a modelagem do queijo”, explica o professor.


Fabricação
O queijo muçarela leva cerca de 20 a 36 horas para ficar pronto e passa pelas seguintes etapas: pasteurização, preparo do leite, adição dos ingredientes, coagulação, corte da coalhada, mexedura, cozimento e fermentação da massa, filagem, enformagem, salga, embalagem e armazenamento. Quanto aos ingredientes, é necessário acrescentar leite pasteurizado, fermento lácteo, cloreto de cálcio e coalho.

Em relação às características, o prof. Leonardo observa que “é um queijo de massa filada, macio e relativamente úmido”, composto por sal, gordura e umidade. E que além do formato tradicional, semelhante a um paralelepípedo, a muçarela também é encontrada em formatos de trança, palito, bolinha e nozinho.

No Brasil o queijo muçarela é um dos mais consumidos, principalmente por causa da utilização em pizzas, prato este que foi o escolhido pelos estudantes para testar a qualidade do produto final. “Foi um momento muito importante onde houve maior interação entre os alunos e também por ver o resultado do produto elaborado com uma aplicação prática”, afirma o professor.

 

Queijo foi fabricado pelos próprios alunos e levou dois dias para ficar pronto
Queijo foi fabricado pelos próprios alunos e levou dois dias para ficar pronto

 

 


Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página