Libras

Interpretação de alunos e discurso simultâneo marcam cerimônia de encerramento do curso de Libras

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 17h51 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 09h03

Pela primeira vez, a diretora do Câmpus discursou simultaneamente na língua oral e de sinais sem auxílio de intérprete

Membros da mesa diretiva (à direita) observam discurso em Libras da diretora Aline

A cerimônia de encerramento da turma 2018 do curso de Libras, realizada no dia 14/12, ficou marcada pela emoção e interação entre comunidade surda e comunidade ouvinte, durante as homenagens e agradecimentos. Particularmente para a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, seu discurso foi ainda mais significativo por ter sido a primeira vez em que ela se comunicou ao mesmo tempo com ouvintes e surdos sem auxílio de um intérprete.

Isto foi possível porque a diretora-geral era uma dos 22 concluintes do curso Básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Aline comenta que esta extensão em Libras é de extrema importância para que ela e também outros servidores tenham a oportunidade de interagir com alunos, professores e demais membros da comunidade em geral que são surdos; tornando assim a Instituição mais inclusiva.

Além de Aline, que também esteve presente na mesa diretiva do evento foi o representante da Associação de Surdos de Itumbiara, Marciel Magalhães. Marciel sentiu-se tão emocionado e lisonjeado com o discurso da diretora do Câmpus em Libras que não conteve as lágrimas. Para ele, esse empenho da gestão de encerrar o discurso utilizando a língua oral e também a de sinais foi algo fantástico, inédito, um avanço. Além de um grande incentivo para que outros servidores também aprendam Libras.

A coordenadora da turma, Jaliane Soares Borges dos Santos, também elogiou a atitude da direção e disse que a mensagem foi passada de forma clara e simples, atingindo o objetivo. Os demais formandos que também participaram da cerimônia com apresentações artísticas e interpretações, receberam elogios de Jaliane.

Ela comentou que ao longo do curso a turma esteve empenhada e dedicada, e que houve muita interação entre todos. Simbolicamente, durante a cerimônia também foi entregue uma certificação mirim para os filhos dos alunos que por diversas vezes estiveram presentes nas aulas. Outro destaque da cerimônia foi a apresentação do novo vídeo do hino nacional brasileiro com a interpretação da professora Maísa Silva, que é surda.

Veja mais fotos da cerimônia aqui.

Certificação mirim entregue simbolicamente aos filhos dos formandos

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.